"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

A próxima estação da (fabulosa) “Viagem” do acordeão de Nuno Carpinteiro é a Casa da Música

Ao segundo álbum, músico dá novos mundos e tonalidades à portugalidade do acordeão, com a ajuda de João Novais, Diogo Sousa, David Rodrigues, Sérgio Miendes e João "O Gajo" Morais. Concerto no Porto acontece já a 8 de junho

8 Jun 2023  |  21h30

Casa da Música - Porto
Av. da Boavista, 604-610 4149-071 PORTO
Quando pretendemos chegar a um determinado lugar na altura certa, sugere-nos o bom senso que avancemos primeiro com as coordenadas. Pois bem, ei-las: 8 de junho (quinta-feira), às 21h30m, na Sala 2 da Casa da Música (Porto).

Não há mistério algum. O que haverá é um instrumento musical insuspeito – e um seu virtuoso - a unir o contrabaixo de João Novais (que nos habituámos a ver nos Melech Mechaya e em Pedro e os Lobos), a bateria de Diogo Sousa (de Moullinex, A Garota Não e Mike El Nite) e a guitarra de David Rodrigues (String Fling ou Fulano, Beltrano & Sicrano). Trata-se do acordeão de Nuno Carpinteiro, cuja “Viagem”, o segundo álbum de originais, recentemente lançado, consegue a proeza de ligar imaginários musicais tão distintos como o (post)folk, pop, indie-rock, e até jazz. E, ainda por cima, chamando até si colaborações como as de Sérgio Miendes (Hands on Approach e João Pedro Pais), na guitarra elétrica e teclados, e, por último, de João Morais.

Conhecido artisticamente como "O Gajo", João Morais tem, aliás, extraído da viola campaniça o mesmo que Nuno Carpinteiro empresta ao acordeão: uma abordagem vanguardista, plena de sonoridades contemporâneas, mas que não deixam de manter intactas a alma e a portugalidade do instrumento. Agora, com muito mais mundo, graças às deambulações do músico.

Depois de “A Montanha” (2019), Nuno Carpinteiro faz refletir em “Viagem” algumas das suas memórias mais significativas, bem como a forte relação com a Natureza. Donde filtrou a simplicidade, o silêncio e a complexa harmonia das caminhadas pelo campo para espelhá-las nas nove composições do LP. Para apreciar em plenitude na moldura acústica da Casa da Música.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,675