"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Nove capas para o Zeca" de José Santa-Bárbara

Está patente na Biblioteca da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, a Exposição "Nove capas para o Zeca" de José Santa-Bárbara.
Nesta exposição podemos ter contato com a obra gráfica de José Santa-Bárbara, realizada para as capas dos álbuns do músico Zeca Afonso.

31 Mai a 17 Jun 2023

Biblioteca do Campus 3 - ESAD.CR|IPLeiria
Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho 2500-321, Caldas da Rainha - Portugal
Preço
Entrada livre
Um trabalho memorável, imaginativo e arrojado, quando José Santa-Bárbara perguntava a José Afonso qual a ideia que tinha para a capa, a resposta era: “Tu é que sabes, lê os poemas…”, a inspiração funcionava e basta olhar a conceção desses trabalhos e de imediato percebemos a ruptura com esses tempos cinzentos em que as capas dos discos na sua maioria apresentavam fotos do artista em pose, ou seja, a capa e o seu trabalho gráfico, passaram a fazer parte das canções e da sua mensagem, provocando e interagindo com o nosso imaginário.

Muitas são as histórias sobre a colaboração de Santa-Bárbara com José Afonso. A capa de Traz Outro Amigo Também tem, entre os retratos antigos, um de Zeca com um dedo à frente. “Fizemos essas fotos numa máquina de photomaton, em Alvalade. O Zeca lá se sentou, mas os óculos estavam sempre a descair-lhe do nariz, e a Zélia, sua mulher, teve de os endireitar”. Em Eu Vou Ser Como a Toupeira, a figura do animal foi retirada de um dicionário ilustrado: José Santa-Bárbara leu no dicionário que “toupeira é a pessoa que trabalha para subverter as instituições” e reproduziu a frase na capa, ora em tempos da ditadura, espantosamente, a censura nada fez, estava distraída.

Nesta exposição encontramos as provas de cor do álbum Cantigas do maio, o desenho de Cantares do Andarilho, textos dactilografados com muitas emendas que deram origem às fichas técnicas de alguns dos discos, fotografias tiradas por Patrick Ullmann durante as gravações de Cantigas do Maio, em França, uma delas histórica, José Afonso, José Mário Branco e Francisco Fanhais pisam a gravilha do jardim do estúdio: estavam a gravar os passos imortalizados no tema Grândola Vila Morena.

Santa-Bárbara, Capista de Zeca – foi assim que Fernando Assis Pacheco (jornalista, escritor), apelidou José Santa-Bárbara num artigo escrito no Jornal Musicalíssimo em novembro de 1972.

Abel Rosa (Curador)
Agenda
Cinema e Vídeo

CineTODOS

Auditório Camões 8 Set 2025  |  14h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Monólogos da Vagina - A Despedida"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 11 de setembro (quinta-feira), às 21h00, no Auditório do Taguspark, Porto Salvo - Oeiras. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
111,971,006