"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop: Mizuhiki – Nós Japoneses

Remontando ao século VII, mizuhiki é a arte de entrelaçar nós decorativos para presentes ou envelopes. Cada cor e nó possui um significado especial, para aprender nesta sessão.

25 Jul 2023  |  10h30

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
25.00€

Mizuhiki é uma corda feita em papel de arroz que, depois de uma aplicação de goma, é passada a ferro e tingida. Cada cor utilizada possui um significado, bem como cada nó, associados a ocasiões especiais como casamentos, funerais ou cerimónias budistas. Trata-se de uma técnica que remonta ao século VII, que viria a ser adotada pelos samurais a partir do século XVII para prender o cabelo no tradicional ‘motoyui’. A utilização da técnica evoluiu para um sem número de aplicações decorativas bem como funcionais – em objetos de adorno como brincos, pulseiras, leques e ganchos de cabelo - bem como na decoração e embrulho de presentes, que no Japão são quase tão importantes quanto a própria oferta. Uma técnica para descobrir nesta oficina, aliando o simbolismo tradicional à criatividade individual.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

SUSANA DOMINGUES
Mestre em Museologia: Conteúdos Expositivos (2009) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Comunicação Social e Cultural, vertente cultural (2005) pela Universidade Católica Portuguesa. Entre 2005 e 2017 desenvolveu a sua atividade profissional em instituições culturais ligadas ao Extremo Oriente. Desde 2011 dinamiza o projeto Hands On HeArts dedicado à promoção de artes tradicionais Japonesas – Furoshiki, Sashiko, Kumuhimo, Hana Kanzasahi, Orikata e Mizuhiki. Através de oficinas temáticas e da participação em eventos como a Festa do Japão tem divulgado a cultura Japonesa associada às artes manuais com origem no período Edo (1603–1868). Têm ainda estabelecido diversas parcerias como a Câmara do Comércio e Indústria Luso Japonesa e o INATEL e participado em diversas emissões televisas como “Portugal no Coração”, RTP1; “Portugal em Direto”, RTP1 ou “Companhia dos Presentes”, SIC.

HORAS 10.30 às 12.30
PÚBLICO ALVO M/16 anos
PARTICIPANTES Mín.10, máx.15
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
111,046,201