"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

SESSÃO EVOCATIVA: II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva

No ano em que passam 200 anos sobre a morte de D. Pedro José Vito de Meneses, 8.º conde de Cantanhede e 6.º marquês de Marialva, a Biblioteca Nacional recebe uma sessão que homenageia a vida e a obra desta figura ímpar no contexto dos diplomatas europeus do período da Revolução liberal de 1820, que viria a acabar a sua carreira como embaixador junto da corte de Luís XVIII.

25 Set 2023  |  17h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
No próximo dia 22 de novembro, tem lugar o segundo centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes, 6.º e último marquês de Marialva, e 8.º e último conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador.

No sentido de assinalar esta data, um conjunto de Instituições, nas quais se inclui, em Portugal, a Biblioteca Nacional de Lisboa, a Universidade Aberta, o CHAM / Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, a Sociedade de Geografia de Lisboa, o Centro Europeu de Estudos de História Constitucional, o Instituto Histórico da Beira Coa e municípios ligados à casa deste titular, e, em França, a Sorbonne Nouvelle e o Musée Maison de Châteaubriand, evocam esta ilustre figura de militar, diplomata e mecenas.

Os eventos comemorativos iniciar-se-ão na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 25 de setembro, com a inauguração de uma pequena mostra biográfica e iconográfica e a realização de duas conferências evocativas da sua carreira militar e diplomática e com uma transmissão, em direto, da casa de Chateaubriand.

No âmbito das comemorações, vários eventos decorrerão, posteriormente, até 22 de novembro, data em que, em França, que foi o centro da vida do Marquês de Marialva de 1808 até à sua morte, com a colaboração da Sorbonne 3, se realizará no Musée Maison de Châteaubriand, em Chatenay-Malabry, uma sessão evocativa da relação entre Marialva e o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês visconde de Chateaubriand.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,274,113