"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Ana Elena Tejera | La casa de los animales

Entre o cinema e a performance, o restauro de filmes de arquivo e a instalação, a prática artística multidisciplinar de Ana Elena Tejera está intimamente ligada ao Panamá, o seu país de origem e a base conceptual da sua obra.

23 Set a 11 Nov 2023

Solar – Galeria de Arte Cinemática
Rua do Lidador, n.º 139
Preço
Entrada livre
Ana Elena Tejera apresenta na SOLAR – Galeria de Arte Cinemática a exposição 'La casa de los animales', em articulação com a performance 'Vela', no âmbito do Circular Festival de Artes Performativas de Vila do Conde. Paralelamente, apresenta no Batalha Centro de Cinema, no Porto, a exposição 'Los sucesos que llevaron a su olvido', bem como a performance 'Un suceso político y otros asuntos del Diablo'.

Entre o cinema e a performance, o restauro de filmes de arquivo e a instalação, a prática artística multidisciplinar de Ana Elena Tejera está intimamente ligada às particularidades geográficas do Panamá, o seu país de origem, local de passagem, migrações, trocas, desconexões e conflitos. A natureza e história do Panamá e, essencialmente, a sua complexidade humana, rica em misticismos, rituais, tradições e cultura de resistência, são a base conceptual da sua obra, que se afirma politicamente de forma íntima.

Jogando com elementos documentais e ficcionais que fazem parte de um universo ligado ao corpo, sensorial e geográfico, Ana Elena propõe regressar ao estado desse lugar que não é terra nem mar, que divide e une, um lugar de mistura entre o humano e a natureza. A libertação dos corpos nos seus estados animais e instintivos que, outrora domesticados, mutam agora para os seus estados vivazes e apaixonados.

A artista – cujo trabalho começou por ser apresentado em Portugal no contexto da secção New Voices e Competição Internacional do Curtas Vila do Conde – fez uma aproximação da sua obra ao contexto nacional, iniciando uma integração gradual, começando pela sala de cinema. A sua relação com a Curtas Metragens CRL permitiu a preparação de um projeto ambicioso, que envolve a exposição original 'La casa de los animales', pensada para o espaço da Solar Galeria de Arte Cinemática, e a sua articulação com a performance 'Vela', integrando o Circular Festival de Artes Performativas de Vila do Conde.

Paralelamente, realiza-se a exposição 'Los sucesos que llevaron a su olvido', resultante da criação de obra original de instalação, destinada à apresentação no espaço expositivo do Batalha Centro de Cinema, no Porto, bem como a criação da performance 'Un suceso político y otros asuntos del Diablo', para o mesmo espaço. As duas exposições, a realizar na Solar e no Batalha, foram imaginadas para estabelecer um diálogo, pois terão apresentação simultânea. A programação do Circular integrará ainda apresentações de filmes da artista, bem como atividade performativa, imaginada em articulação com a exposição na Solar.

Ana Elena Tejera é uma artista multidisciplinar natural do Panamá, que desenvolve o seu trabalho a partir do cinema e da performance. Está atualmente em residência artística na Cité Internationale des Arts, Paris. Em 2023 foi selecionada como Berlin Talent para a Berlinale. Contribuiu para o restauro do arquivo cinematográfico panamiano na Filmoteca da Catalunha e criou o Festival de la Memoria. Criou Bla Bla Bla, uma instalação audiovisual e uma performance, no âmbito do 30.º aniversário da invasão do Panamá pelos Estados Unidos, apresentada no Museu de Arte Contemporânea do Panamá. 'Panquiaco', a sua primeira longa-metragem, estreou no Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2020 e, em Portugal, no mesmo ano, no Curtas Vila do Conde. A sua última curta-metragem, 'A Love Song in Spanish', esteve presente na competição oficial da Berlinale e foi apresentada no MoMA. O seu primeiro filme de realidade virtual, 'Mosquito: A Wound Story', estreou também no Festival de Roterdão.

EXPOSIÇÕES

'La casa de los animales'
Solar | V. Conde
23.09.2023 — 11.11.2023
–> inaug: 23.09, 17h30

'Los sucesos que llevaron a su olvido'
Batalha | Porto
21.09.2023 — 19.11.2023
–> inaug: 21.09, 21h15

PERFORMANCES

'Vela'
Circular / Praia Olinda | V. Conde
–> 24.09, 19h15

'Un suceso político y otros asuntos del Diablo'
Batalha | Porto
–> 21.09, 22h00

FILMES

'A Love Song in Spanish'
'Panquiaco'
Circular / Teatro Municipal | V. Conde
–> 28.09, 21h30

+ Info:
solar.curtas.pt
solar@curtas.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,934,748