Festivais, Festas e Feiras
Feira Medieval em Palmela
Palco de lutas entre cristãos e mouros, a história regressa ao Castelo para três dias de animação, cultura e aventura.

23 Set a 25 Set 2016
Corria o ano de 1482 quando a sede da Ordem de Santiago foi transferida para o convento de Palmela, situado no interior das muralhas do Castelo. A chegada e instalação dos freires na vila é o tema que a 3.ª Feira Medieval em Palmela, a decorrer entre 23 e 25 de setembro, vai explorar, envolvendo a comunidade e o público neste episódio, que marcaria profundamente a identidade cultural do concelho e da região nos séculos seguintes.
O recinto volta a crescer, este ano, para albergar o número crescente de feirantes e visitantes, e integrará toda a área do Castelo de Palmela, a zona do arrabalde do Centro Histórico e o Parque Venâncio Ribeiro da Costa, que contará com muitas atividades especialmente vocacionadas para o público infantil. Também o horário é alargado, com funcionamento entre as 17h00 e a meia-noite na sexta-feira, e entre as 11h00 e a meia-noite no sábado e no domingo.
Programa recheado com desfiles, torneios, artes de rua e muito mais
Além dos desfiles no Centro Histórico de Palmela, que marcam as tardes do fim de semana, o programa contempla um desfile noturno na sexta-feira, no interior do recinto, que assinala a chegada dos freires-cavaleiros a Palmela. Com muita música, gastronomia, dança aérea e danças antigas, torneios, combates e demonstrações de armas, jograis, artes de rua, falcoaria, acampamentos temáticos, artesanato e mercado medieval, a Feira Medieval em Palmela aposta no rigor histórico e no envolvimento da comunidade, que tem recebido formação em diversas áreas e participa, voluntariamente, no evento para receber, da melhor maneira, todos aqueles que nos visitam.
As entradas têm o valor de cinco euros para os três dias e de 2,50 euros para entrada diária (pulseira para facilitar entradas e saídas do recinto).
A organização é da Alius Vetus – Associação Cultural História e Património e da Câmara Municipal de Palmela. Mais informação em http://www.cm-palmela.pt/pages/1739.
>> CONSULTE AQUI O PROGRAMA COMPLETO
Bilheteira:
Preços
1 DIA | 6.ª FEIRA | Pulseira Verde | 2,50 euros
1 DIA | SÁBADO | Pulseira Vermelha | 2,50 euros
1 DIA | DOMINGO | Pulseira Amarela | 2,50 euros
3 DIAS | Pulseira Preta | 5 euros
Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam
Bilhetes à venda nos seguintes locais:
Casa Mãe da Rota dos Vinhos – 2.ª feira a sábado das 10h às 19h e domingo das 13h às 19h
Posto de Turismo de Palmela – 2.ª feira a domingo das 09.30h às 12.30h e das 14h às 17.30h
Biblioteca de Pinhal Novo – 3.ª, 5.ª e 6.ª feira das 10.30h às 12.30h e das 14h às 19h e 4.ª feira e sábado das 14h às 19h
Nos dias da feira, os bilhetes estarão à venda nas entradas do recinto.
Horário da bilheteira durante a feira:
Sexta-feira - 16h às 23h
Sábado e domingo - 10h às 23h
Aluguer de Trajes da Época Medieval:
Pavilhão Alius Vetus (estacionamento dos Paços do Concelho, junto à Entrada 1)
Apenas nos dias e horário da Feira Medieval
Traje para 1 dia: 6 euros
Traje para 2 dias: 7 euros
Traje para 3 dias: 8 euros
Caução: 12 euros (devolvida na entrega do traje)