Outras
Cerimónia de doação do espólio de Ilda Reis à BNP
Desde julho de 2002 que a coleção de cerca de 90 gravuras de Ilda Reis, em muitos casos com as respetivas matrizes de impressão, se encontrava em depósito na BNP.

2 Out 2023 | 18h00
Em 2 de outubro de 2023, pelas 18h00, tem lugar a cerimónia de doação à BNP, pela herdeira, Violante Saramago Matos, do espólio de sua mãe, Ilda Reis.
Desde julho de 2002 que, igualmente por vontade de sua filha, a coleção de cerca de 90 gravuras de Ilda Reis, em muitos casos com as respetivas matrizes de impressão, se encontrava em depósito nesta Instituição. Esse espólio artístico, que marcou de forma muito relevante o panorama da arte da gravura em Portugal, passa agora a ser um património inteiramente público que a BNP se orgulha de preservar para a sociedade, contribuindo também para o abrir ao melhor conhecimento de investigadores e artistas.
Esta doação assume especial significado por se celebrar este ano o centenário do nascimento de Ilda Reis (1923-1998), que a Biblioteca Nacional de Portugal vem comemorando com a exposição, O que é vida e o que é morte (curadoria de Ana Matos), em exibição até 7 de outubro, e na qual se apresentam cerca de 30 trabalhos de gravura - em metal, madeira e técnicas mistas - produzidos entre os anos de 1966 a 1994, que se relacionam com a poesia e a música.
Mais informações: https://bit.ly/3XyRx9t