"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Bernardo Santareno em dose dupla no Teatro Nacional São João

Entre os dias 19 e 22 de outubro, as peças A Promessa e O Pecado de João Agonia são apresentadas no palco do Teatro São João. Uma sessão dupla dedicada a um dramaturgo único. 

© João Tuna

19 Out a 22 Out 2023

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

Bernardo Santareno x 2 é o encontro de dois espetáculos deste dramaturgo estreados nos palcos do Teatro Nacional São João em temporadas anteriores. Com o mesmo elenco de atores e no interior do mesmo dispositivo cenográfico, o encenador João Cardoso promove o encontro e o diálogo entre A Promessa (1957) e O Pecado de João Agonia (1961). Uma sessão dupla dedicada aquele que é considerado o maior dramaturgo português do século XX.

A Promessa e O Pecado de João Agonia inscrevem-se num conjunto de peças onde Bernardo Santareno (1920-1980), pseudónimo de António Martinho do Rosário, afirmou uma estratégia de oposição a um sistema opressivo, problematizando aspetos de natureza religiosa (a culpa, o sacrifício) e sexual (a homossexualidade). 

A Promessa retrata a tensão no seio de um jovem casal que vive o drama de ser prisioneiro de uma promessa, da qual não se consegue libertar: Maria do Mar e José fizeram um voto de castidade com o intuito de salvar o pai deste de uma tempestade. Escrita em 1957, e estreada em novembro desse ano pelo Teatro Experimental do Porto de António Pedro, a peça acabou por ser proibida por pressões da Igreja Católica decorrentes das críticas ao “ambiente de religiosidade erótica” que se fizeram ouvir.

Também censurada em 1961 pelo Estado Novo, O Pecado de João Agonia faz hoje parte das leituras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para os alunos do ensino secundário. A peça aborda o tema da homossexualidade e denuncia a repressão exercida sobre os homossexuais no Portugal de Salazar, enquanto traça um retrato do país nos anos sessenta do século passado.

Resultado de uma coprodução do TNSJ e da companhia ASSéDIO, Bernardo Santareno x 2 conta com interpretação de Ângela Marques, Benedita Pereira, Daniel Silva, Inês Afonso Cardoso, João Cardoso, João Castro, Maria Inês Peixoto, Pedro Galiza, Pedro Quiroga, Rúben Pérola e Susana Madeira. Esta dose dupla tem a duração aproximada de três horas, com uma hora de intervalo entre os espetáculos.

Bernardo Santareno x 2 sobe ao palco do Teatro São João entre os dias 19 e 22 de outubro. As sessões de quinta-feira, sexta-feira e sábado são às 19h00, e a sessão de domingo é às 16h00. No dia 22 de outubro, há uma conversa pós-espetáculo mediada por Mónica Guerreiro. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,444,881