Exposições2
Tapeçaria de Portalegre e Desing Natural
A Galeria Tapeçarias de Portalegre convida o designer Paulo Parra para o lançamento da coleção “DESIGN NATURAL” e apresenta, como obras anfitriãs, um conjunto de tapeçarias de artistas portugueses selecionados pelo autor da coleção, Menez, Joana Vasconcelos, Charrua, José de Guimarães, Resende, Vítor Pomar, entre outros.

22 Set a 31 Jan 2017
Inspirada na Sela Portuguesa, projeto desenvolvido por Paulo Parra em 1996, como um produto que propunha através do design uma nova abordagem à cortiça, explorando através de técnicas artesanais, novas potencialidades neste material. Esteve exposta na Europa, Ásia e América, com particular destaque para a sua presença no Pavilhão de Portugal da Expo de Saragoça de 2008.
Passados 20 anos da sua criação, “Design Natural” é uma nova coleção, composta por peças multiuso que, como a Sela Portuguesa, são produzidas em cortiça e couro, materiais naturais de grande tradição e nobreza.
A Tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte de produção totalmente manual, utilizando uma técnica própria mundialmente reconhecida, o ponto de Portalegre. É composta por pura lã e puro algodão, o que lhe confere, para além das propriedades ambientais, o grande impacto pictórico e a sua singularidade.
A presente exposição pretende estabelecer um diálogo entre as linguagens tecidas da tapeçaria e a expressão volumétrica dos objetos expostos, considerando também as afinidades existentes na sua composição e produção.
Tapeçaria de Portalegre
A Tapeçaria surge em Portalegre em 1946, quando dois amigos, Guy fino e Manuel Celestino Peixeiro, decidem fazer Tapeçaria mural, utilizando um ponto original, hoje conhecido como o ponto de Portalegre, inventado por Manuel do Carmo Peixeiro.
A primeira tapeçaria, sob cartão de João Tavares, sai do tear em 1948.
Pintores como Júlio Pomar, Maria Keil, Guilherme Camarinha, Almada Negreiros, Vieira da Silva, Menez, Graça Morais, José de Guimarães contam-se entre os muitos artistas que têm colaborado com a Manufactura de Tapeçarias.
Já mais de duas centenas os pintores, nacionais e estrangeiros, viram trabalhos seus passados a tapeçaria na Manufactura de Portalegre.
Jean Lurçat, o grande renovador da tapeçaria francesa, rendeu-se à tapeçaria de Portalegre e de 1958 até à sua morte mandou tecer em Portalegre muitas das suas obras considerando as tecedeiras de Portalegre as melhores tecedeiras do mundo.
A tapeçaria de Portalegre resulta da parceria entre o pintor, a desenhadora e a tecedeira. Parte sempre de um original de um pintor. É a transposição para um outro suporte e para uma outra escala da obra criada pelo artista. É no entanto muito mais que uma simples reprodução. É uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica utilizada para traduzir o modelo original.
As Tapeçarias de Portalegre, com uma densidade de 2500 a 10.000 pontos/dm2, são tecidas manualmente em teares verticais, utilizando teia 100% de algodão e trama decorativa 100% lã, o que lhes confere, para além do seu grande poder decorativo, grandes propriedades acústicas e térmicas
São editadas em séries limitadas de 1,4 ou 8 exemplares, numerados e autenticados pelo pintor através da sua assinatura “bolduc” - pequeno rectângulo de pano onde, para além da assinatura do pintor, a tapeçaria é identificada pelo título e número e onde são ainda identificadas as dimensões.
A Manufactura localiza-se em Portalegre e possui a Galeria Tapeçarias de Portalegre, local de exposição e venda, em Lisboa.
Paulo Parra
Paulo Parra desenvolve trabalhos nas áreas da iluminação, mobiliário doméstico e de escritório, produtos para a casa, produtos industriais e sistemas de comunicação, os seus projetos receberam prémios nacionais e internacionais atribuídos por empresas como a VISTA ALEGRE, OLIVA, SONAE, SONY, ARFLEX e LG ELECTRONICS e distinções nas bienais Design for Europe e Design Festival Osaka ou a Feira de Hannover que lhe atribuiu o Best of IF - INDUSTRIE FORUM HANNOVER. Foi consultor em Inovação em Design e Sustentabilidade em instituições como o INETICENDES, do INEGI e SUSDESIGN. Coordenou ainda as equipas que desenvolveram Design Estratégico e Produto Industrial para as empresas Vista Alegre, Silampos, Herdmar, Spal, ICEL, NEXX, Herdmar e Leitão & Irmão e concebeu o Suporte para Barricas da Adega Mayor, obra projetada pelo arquiteto A. Siza Vieira. Como investigador publicou várias obras e artigos, assim como constituiu uma coleção de design intitulada “ÍCONES E CLÁSSICOS DO DESIGN” com mais de 3000 peças. O seu trabalho integrou exposições em vários países da Europa, Ásia e América e foi convidado a estar representado no Pavilhão de Portugal na EXPO INTERNACIONAL DE SARAGOÇA de 2008.
Exposição patente na Galeria Tapeçarias de Portalegre
Inauguração: 22 de setembro, das 19h00 às 23h00
Horário: de 2ª a 6ª, das 14h00 às 19h30.
Sábado com marcação.
Tm (+351) 961 230 586