"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Mónica Calle leva à cena "Salomé", a partir da tragédia bíblica de Oscar Wilde

Salomé estreia no Teatro São João no dia 2 de novembro e fica em cena até ao dia 12. Mónica Calle assina a encenação, cenografia, figurinos e desenho de luz do espetáculo.

© João Tuna

2 Nov a 12 Nov 2023

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

Três anos depois de coproduzirem Este É o Meu Corpo, ciclo onde Mónica Calle revisitou quatro emblemáticos solos, o Teatro Nacional São João reencontra-se com o seu teatro íntimo e ritual. Salomé resulta de um convite do TNSJ à atriz e encenadora, que assina a encenação, cenografia, figurinos e desenho de luz.

Poema dramático simbolista de Oscar Wilde,?Salomé foi escrito em 1892 e baseia-se na história bíblica da decapitação de São João Batista. A peça do escritor irlandês é aqui o horizonte onde se inscrevem as obsessões temáticas e formais – numa palavra: performativas – de Mónica Calle. Em?Salomé, ela sonda a arte como potência ou força capaz de abalar as hierarquias de poder e dominação, bem como as tentativas de silenciamento da memória individual e coletiva.

Coproduzido pela Casa Conveniente/Zona Não Vigiada, o Teatro Nacional São João e o Teatro Aveirense, o espetáculo tem interpretação de João Cravo Cardoso, Johann Ebert, José Miguel Vitorino, Maria Teresa Projecto, Miguel Fonseca e Mónica Garnel. Elenco selecionado a partir de uma audição/workshop destinada a atores e a cantores líricos, que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória em julho. 

Salomé estreia no Teatro São João no dia 2 de novembro, onde fica em cena até ao dia 12. As sessões de quarta-feira, quinta-feira e sábado são às 19h00, as sessões de sexta-feira às 21h00 e as de domingo às 16h00. No dia 5 de novembro, o espetáculo tem tradução em Língua Gestual Portuguesa e, no final, há uma conversa mediada por Mónica Guerreiro. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,759,891