"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Espetáculo imersivo "Quadros Vivos de Caravaggio" regressa ao Porto

A dramatização monumental do encenador português Ricardo Barceló, regressa à cidade Invicta para uma nova temporada de cinco sessões exclusivas.

© Vasco Inglez © Vasco Inglez © Vasco Inglez

23 Nov a 26 Nov 2023

Igreja da Senhora da Conceição
Praça do Marquês de Pombal 111, 4000-307 Porto

De 23 a 26 de novembro, a Igreja da Senhora da Conceição recebe esta experiência imersiva que recria em palco 21 obras do consagrado pintor italiano Caravaggio.

Depois do sucesso da temporada 2022 na Igreja St. Ildefonso, de edições em Lisboa e várias digressões pelo país com milhares de espectadores e sessões esgotadas, o Porto acolhe, uma vez mais ‘Quadros Vivos de Caravaggio’, numa das igrejas mais bonitas da cidade. Uma oportunidade única para ver e rever esta obra viva encenada por Ricardo Barceló.

Combinando a pintura barroca, com a música clássica e teatro, a dramatização de Barceló recria uma sequência de 21 obras do famoso artista do Barroco, que se vão construindo e desconstruindo ao som da Missa em B menor do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Um espetáculo com grande impacto visual, onde a luz, a harmonia dos movimentos, a estética e a emoção permitem ao espectador desfrutar de um momento memorável.

Caracterizadas pela representação da irredutibilidade e imperfeição humanas, as obras de Caravaggio são trabalhadas, cena a cena, com uma iluminação especial, por forma a emular o efeito luminoso característico dos seus quadros – o Tenebrismo –, à medida que a expressão facial dos modelos recria a realidade crua, palpável e sensorial das suas pinturas.

Partindo das suas obras mais conhecidas, a produção portuguesa dá vida à realidade artística de Caravaggio que encontrou nos temas religiosos a inspiração para os seus quadros. Considerado grande representante do estilo Barroco, Caravaggio marca o legado da pintura com obras como ‘Judite e Holofernes’, ‘Sacrifício de Isaac’, ‘Flagelação de Cristo’ e ‘A Morte da Virgem’.

Estas e outras obras como ‘Ressurreição de Lázaro’, ‘A decapitação de João Batista’, ‘Madalena Arrependida’ e ‘Enterro de Santa Lúcia’ serão revisitadas nesta nova temporada de ‘Quadros Vivos de Caravaggio’, no Porto. 

Os vouchers para o espetáculo já estão disponíveis online. A entrada é condicionada à aquisição do catálogo das obras a dramatizar.

Com duração de 60 minutos, a encenação de Barceló representa ainda uma oportunidade para conhecer um dos pontos mais emblemáticos da Invicta, na Praça Marques de Pombal – a Torre da Igreja da Senhora da Conceição, um miradouro com mais de 50 metros de altura com uma vista panorâmica sobre o Porto.

Quadros Vivos de Caravaggio – Igreja da Senhora da Conceição, Porto
23 novembro | quinta-feira | 21h30
24 de novembro | sexta-feira | 21h30
25 de novembro | sábado | 15h30
25 de novembro | sábado | 21h30
26 de novembro | domingo |15:30     

Classificação | M/6. Os menores de 18 anos devem ser acompanhados por um adulto.
Duração | 1h00

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
92,931,100