"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Visitas guiadas à exposição "Pequenos tesouros: Frascos de rapé chineses"

Conheça as datas e inscreva-se nas visitas guiadas à exposição patente no Museu Medeiros e Almeida.

15 Nov a 13 Dez 2023

Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41. 1250-194 Lisboa

PEQUENOS TESOUROS: FRASCOS DE RAPÉ CHINESES
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA | 16 OUT 2023 – 6 JAN 2024

VISITAS GUIADAS:
15 de novembro (4ª-feira), às 18h
29 de novembro (4ª-feira), às 13h30
06 de dezembro (4ª-feira), às 13h30
13 de dezembro (4ª-feira), às 18h

Mediante inscrição: info@museumedeirosealmeida.pt
Mín. 6 e máx. 20 participantes
Bilhetes: 3€
Duração: aprox. 30 minutos

VISITAS GUIADAS PARA GRUPOS
2ª a 6ª-feira, das 10h às 17h
Mediante marcação prévia: info@museumedeirosealmeida.pt
Mín. 6 e máx. 20 participantes
Duração: aprox. 30 minutos
Preço: 3€

» saiba mais



Introduzido na China pelos portugueses no final do século XVI, o rapé, ou tabaco moído, difunde-se na sociedade chinesa durante a dinastia Qing (1644-1912). Inicialmente recebido enquanto produto medicinal, populariza-se gradualmente, até finais do século XIX, como de uso recreativo.
O seu consumo dá origem à produção de pequenos frascos manufaturados em materiais variados, como vidro, porcelana, ágata, jade e outras pedras ornamentais, marfim, coral ou bambu. Estas peças são laboriosamente esculpidas, vazadas, incisas, esmaltadas e pintadas, constituindo requintadas obras de arte em miniatura. O seu valor e beleza residem não apenas na sua riqueza material e técnica, mas também decorativa. Os frascos de rapé refletem a rica herança cultural e artística chinesa, através da representação de paisagens, figuras humanas e animais, episódios históricos e lendários, simbologias auspiciosas e inscrições.
A exposição de 160 peças, provenientes de importantes coleções privadas internacionais, representa uma oportunidade única para conhecer de perto estes fascinantes objetos artísticos!
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,934,144