"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Encontros MED 2023

O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”.  

8 Dez a 10 Dez 2023

Monsanto, Idanha-a-Nova

ENCONTROS MED 2023 propõe um mini curso de adufe/framedrums, de 8 a 10 dezembro 2023, na Aldeia Histórica de Monsanto, com aulas, apresentações públicas e 1 palestra, colocando o Adufe no centro da mediação entre artistas/formadores convidados, participantes e comunidade local de Monsanto.

Na formação, convidamos a Amélia Fonseca, membro fundador e coordenador das Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, que serão acompanhadas por Rui Silva, arauto da investigação artística sobre o adufe tradicional e moderno em Portugal; o medievalista Maurício Molina (Barcelona / City University of New York), que neste ano propõe o repertório de cânticos de adufe da Antiguidade Clássica e finalmente  Murat Coskun (Tamburi Mundi Frame Drum Academy), com a perspetiva do Mediterrâneo em "Ritmos do Mediterrâneo”.

Os Encontros Med tem o apoio da Direção Geral das Artes e estão integrados no programa Idanha-a-1000, um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense com co-organização do Município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pelo Turismo de Portugal.

Contará com a estreia da Residência Artística ADUFEIR@_Ensemble Med, Amélia Fonseca & José Alberto Gomes, um projeto que explora o cruzamento da música de tradição oral de Monsanto e a contemporaneidade da música eletrónica de José Alberto Gomes, apoiada pelo European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, uma iniciativa da European Festivals Association (EFA), cofinanciada pela União Europeia.

INSCRIÇÕES CURSO

https://bit.ly/ENCONTROSMED_Monsanto2023
30€ | (gratuito para residentes Idanha-a-Nova)
Prazo Inscrição: 01.12.2023
Língua de trabalho: PT/EN

+Info
ensemblemedmusic@gmail.com
https://ensemblemed.pt/encontrosmed

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Direção Artística:
Daniela Tomaz [Ensemble Med]

Design Gráfico:
José Pereira [Rapaz Carvão]

Comunicação:
Mayra Paolinelli

Multimedia:
Abel Chaves

Fotografia:
Valter Vinagre

Organização:
O Corvo e a Raposa
Município de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano / Idanha City Of Music

Apoios:
Idanha-a-1000 / Visit Portugal
República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes
European Festivals Fund for Emerging Artists - EFFEA / European Festivals Association (EFA) / União Europeia
União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha

Apoio Media
Antena2
Arte das Musas
Filarmónica Idanhense
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,935,016