"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Simon Sebag Montefiore analisa "o mundo hoje" em conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Depois da primeira edição ao vivo, com Yuval Noah Harari, em maio deste ano, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) promove agora mais uma gravação ao vivo do vídeocast «Isto não é assim tão simples». 

5 Dez 2023  |  18h00

Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade 1649-004 Lisboa

No dia 5 de dezembro, a partir das 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o consagrado escritor e historiador britânico Simon Sebag Montefiore irá discutir o atual panorama mundial numa entrevista intitulada «O mundo hoje, não é assim tão simples», conduzida pelo jornalista Pedro Pinto.

Esta será uma ocasião única para debater com um dos grandes pensadores da atualidade as tensões geopolíticas que dividem o globo, numa conversa que procurará responder a questões como: Quais serão os caminhos que aponta para a paz? Estará a solução na criação de dois estados independentes? Qual o risco de a guerra escalar fronteiras?

À entrevista segue-se a apresentação do mais recente livro do autor, «O Mundo: Uma História da Humanidade», da editora Crítica, uma chancela do Grupo Planeta, numa conversa com Raquel VazPinto, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e Sofia Monteiro, diretora editorial da Planeta Portugal. Neste novo livro, Montefiore viaja pela história da humanidade, desde a pré-história até à atualidade, partindo das famílias que marcaram o mundo, tais como os Césares, Médicis, Bonapartes, Habsburgos, Rockefellers, Churchills, Kennedys, Castros, entre outros.

O evento será encerrado com uma sessão de autógrafos pelo também autor dos sucessos internacionais «Jerusalém – A Biografia» e «Titãs da História: Heróis e Vilões que fizeram a nossa História». A entrada neste evento – que será totalmente conduzido em inglês – é gratuita, mediante inscrição prévia em ffms.pt, e os lugares são limitados. As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 13 de novembro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,933,909