"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Ciclo Yasujiro Ozu

No 120.º aniversário do nascimento de Yasujiro Ozu, e o 60º aniversário da sua morte – eventos ocorridos exatamente no mesmo dia do ano, a 12 de dezembro – o Nimas exibe um ciclo de homenagem ao cineasta.

"Viagem a Tóquio" de Yasujiro Ozu

30 Nov a 10 Dez 2023

Cinema Nimas
Avenida 5 de Outubro 42, 1050-083 Lisboa

O ciclo exibe as suas obras mais relevantes, em cópias digitais restauradas, sendo duas delas – História de um Proprietário Rural (1947) e Crepúsculo em Tóquio (1957) – aquisições recentes comercialmente inéditas em Portugal, a exibir em 4K. É ainda apresentado o documentário Tokyo-Ga (1985), de Wim Wenders.

Observador paciente da vida quotidiana, mergulhou profundamente na complexidade da vida familiar e conjugal, com uma atenção especial às intrincadas relações entre diferentes gerações. Entre as suas obras mais apreciadas, Primavera Tardia (1949), A Viagem a Tóquio (1953) e O Gosto do Saké (1962) destacam-se como clássicos intemporais que continuam a cativar espectadores em todo o mundo. Em 2012, numa sondagem da Sight & Sound, A Viagem a Tóquio foi eleito o terceiro melhor filme de todos os tempos pela crítica internacional e o melhor filme de sempre por 358 cineastas de todo o mundo. O legado cinematográfico de Yasujiro Ozu perdura, num testemunho da sua incomparável capacidade de usar o cinema para contar histórias de profunda humanidade, que lhe valeu o reconhecimento como um dos maiores e mais influentes cineastas de sempre. (Leopardo Filmes)

Filmes a exibir a partir de 30 de novembro:
CREPÚSCULO EM TÓQUIO (1957), inédito comercialmente em Portugal
HISTÓRIA DE UM PROPRIETÁRIO RURAL (1947), inédito comercialmente em Portugal
O GOSTO DO SAKÉ (1962)
VIAGEM A TÓQUIO (1953)
A FLOR DO EQUINÓCIO (1958)
BOM DIA (1959)
O FIM DO OUTONO (1960)
PRIMAVERA TARDIA (1949)

Mais informação brevemente aqui

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,936,032