"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Visita Comentada «Tomasz Machcinski – um homem com mil caras»

A programação paralela da exposição Portreto de la Animo Art Brut Etc. propõe uma visita comentada por Miguel Almeida, do Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva, dedicada a «Tomasz Machcinski – um homem com mil caras».

6 Dez 2023  |  13h30

Museu Nacional Soares dos Reis
R. de Dom Manuel II 44, 4050-522 Porto
Preço
Entrada livre
Tomasz Machcinski foi fotógrafo de si próprio. Retratou-se incontáveis vezes, ou, aplicando um termo atual, tirou selfies encarnando diferentes personagens. Muitas. Como o próprio disse: “suficientes para compor um exército”. Personagens famosas e fictícias – que viveram, vivem ou que ainda estão por nascer.

Nascido em 1942 na Polónia, Tomasz Machcinski era um fotógrafo e performer autodidata. Enquanto órfão de guerra, recebeu um cartão autografado da actriz Joan Tompkins, estrela de Hollywood, com as palavras “Com amor para o ‘Tommy’ da ‘mãe’ Joan”, no âmbito de um programa de adoção à distância.
Durante os primeiros vinte anos de sua vida, Machcinski estava convencido de que Tompkins era sua mãe. O fim do seu “sonho americano” e a perda dessa suposta identidade influenciaram o seu trabalho artístico.

A sua obra consiste em mais de 22.000 identidades fictícias ou apropriadas, capturadas em autorretratos fotográficos e cinematográficos. Nas suas encenações, o artista encarna despreocupada­mente estrelas de cinema, ícones da cultura pop, figuras históricas, literatura e política e outros personagens excêntricos de diferentes afiliações étnicas, sexuais ou sociais—reinvenções da sua própria identidade.

No seu trabalho, Machcinski atua como realizador e ator, maquilhador e figurinista, arquivista, fotógrafo e artista performativo. A sua prática artística está relacionada com a História da Arte Europeia através do jogo com os métodos tradicionais de representação e as suas convenções.

Tomasz Machcinski faleceu em janeiro de 2022 aos 79 anos.

Entrada gratuita com inscrição obrigatória
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,934,863