"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Objetos Culturais Coloniais: experiências europeias de conhecimento, retorno e reparações

Seminário realizado no âmbito do projeto TRANSMAT - Transnational materialities (1850-1930): reconstituting collections and connecting histories, financiado pela FCT e desenvolvido no quadro do IHC, NOVA FCSH e do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.

6 Dez 2023  |  16h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
A sessão será também transmitida via zoom

Neste seminário, Lucas Lixinski (Univ. Nova Gales do Sul, Austrália), focar-se-á nos debates atuais sobre objetos culturais com proveniência ligada a períodos coloniais.

Usando uma diversidade de enquadramentos teóricos, mostrará as premissas e falhas de argumentos e discursos jurídicos sobre esses temas.

A tese principal da palestra, que informa um livro que Lixinski está terminando, é que qualquer discussão sobre o retorno desses objetos exige mais do que simples atos de retorno. Exigem-se medidas de produção de conhecimento histórico, e debates vigorosos sobre o património cultural não como uma relíquia estática do passado, mas como um vetor de relações sociais e políticas sobre a sociedade que queremos para o futuro.

Sobre Lucas Lixinski
Professor Titular da Faculdade de Direito e Justiça da Universidade de Nova Gales do Sul (Sydney, Austrália), Lucas Lixinski é um especialista mundial em temas de direito do património cultural, tendo mais de 130 publicações científicas nessa área.

Os seus trabalhos foram amplamente divulgados nas principais editoras e periódicos do mundo anglófono. O seu último livro foi publicado pela Cambridge University Press, em 2021, com o título Legalized Identities: Cultural Heritage Law and the Shaping of Transitional Justice.

Foi Vice-presidente da Associação de Estudos Críticos do Património Cultural (Association of Critical Heritage Studies), e rapporteur do comité sobre participação na gestão global do património cultural da Association de Droit International.

Organização: Catarina Simões, Liliana Caldeira e Maria Figueira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).

Moderação: Elisabete Pereira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).

O IHC é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020. TRANSMAT - Transnational materialities (1850-1930): reconstituting collections and connecting histories (FCT - PTDC/FER-HFC/2793/2020)
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,936,925