Música
PZ & A Banda Pijama
Conhecido por músicas como Cara de Chewbacca, Croquetes ou Neura, PZ apresenta-se em concerto no Musicbox, com A Banda Pijama.
15 Dez 2023 | 21h30
PZ é Paulo Zé Pimenta. Começou a fazer música no seu quarto com um computador, um sampler, e um ou dois sintetizadores quando tinha 16 anos. À medida que foi aprendendo a mexer em máquinas e a tocar vários instrumentos, num modo autodidacta, foi desenvolvendo uma sonoridade própria que tomou outra dimensão com o modo como expõe as suas ideias através da sua voz singular.
Com 6 discos lançados até à data, PZ põe tudo em pratos limpos e fá-lo à sua maneira não só através da música que produz de fio a pavio, como também pela realização dos seus próprios videoclipes adulterados por uma variação sui-generis da estética “do-it-yourself”, como podemos testemunhar em “Em Paz Na Minha Guerra”, “Olá”, “O Que Me Vale és Tu”, “Cara de Chewbacca”, entre outros.
PZ conta também com a preciosa colaboração de realizadores como Alexandre Azinheira (responsável pelos vídeo “Croquetes”, “Neura” ou “Caga Nela”), Nuno Beato (realizador da animação monstruosa de “Autarquias”) e Filipa Cardoso (que pegou no tema “Sofá Efervescente” e o transformou numa peça dadaísta filmada com uma Super8). O formato do videoclipe tornou-se numa variante fulcral da música moderna e a música de PZ não foge à regra conseguindo ao mesmo tempo subverter o próprio formato com experiências visuais e sonoras fora do vulgar, que fogem à norma, e que nos fazem pensar e rir da nossa própria condição humana.
Sendo PZ o seu projecto mais intimista, existem outros trabalhos que permitem ao músico viajar por sonoridades e estados de espírito alternativos como Pplectro (alter-ego que toma conta dos seus devaneios puramente electrónicos), Paco Hunter (projecto que desenvolveu com o seu irmão Zé Nando Pimenta), a Zany Dislexic Band (banda de improviso que conta também com Zé Nando Pimenta, Duarte Araújo e Sérgio Freitas, os fundadores da Meifumado Fonogramas) e, em 2023, O Vampiro Submarino (alter-ego que toma conta dos seus devaneios jazzísticos, ao lado de João Salcedo no piano, Carl Minneman no contrabaixo, e Leandro Leonet na bateria).
Recentemente PZ foi também responsável pela banda sonora da peça de Teatro “CouldBe Worse: The Musical”, e participou numa série televisiva da RTP Lab, “Menos Um”, onde, para além de constarem algumas músicas que compõem o seu álbum “Do Outro Lado”, também participou na história sendo ele o alter-ego do protagonista principal da série.
Por estas e por outras é que se diz: Com PZ quem ganha é você.