"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"Este Corpo que me Ocupa" de João Fiadeiro

No âmbito da programação do ciclo dança não dança, esta performance de João Fiadeiro é colocada em diálogo com a performance Enfreakment, de Diana Niepce, apresentada no mesmo dia.

© Patrícia Almeida

17 Jan 2024  |  18h00

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa
Preço
Entrada livre

O corpo, habitualmente entendido como medium privilegiado da dança, é também, por isso mesmo, o território das forças sociais que a animam. João Fiadeiro e Diana Niepce, sendo de gerações artísticas distintas e com universos estéticos díspares, têm em comum a problematização do corpo enquanto matéria e veículo, propondo através dos seus trabalhos a experimentação das suas potências e a reinvenção das suas possibilidades.

João Fiadeiro confere ao corpo a capacidade de se esvaziar do sujeito, abrindo a sua significação ao que de relação há com o mundo – o palco, a cena, a sala de estar de uma casa qualquer –, convidando a alargar a perceção do que pode cada corpo e cada coisa. Através da constatação de um corpo-coisa, a obra de ambos questiona a subjetividade política, humana e não-humana, do corpo, atribuindo-lhe materialidades e modos de existir outros, reimaginando também a realidade de onde emergem as suas danças.

No final, os artistas falam sobre estas e outras questões com Paula Caspão (coautora dos textos e da dramaturgia da performance de João Fiadeiro), numa conversa moderada por Carlos Manuel Oliveira.

Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete duas horas antes do início do evento.

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,639,872