"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Tradição

Carnaval da Serra anima Gouveia com desfiles, bailes e gastronomia

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, promove de 8 a 13 de fevereiro o evento “Carnaval da Serra”, iniciativa que reúne desfiles, bailes e gastronomia para atrair pessoas ao território.

8 Fev a 13 Fev 2024

Gouveia

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o programa do “Carnaval da Serra” inclui muita animação, para que “Gouveia possa atrair muitos foliões a viver a festa do Carnaval com bastante alegria e euforia”.

Os festejos iniciam-se no dia 8 de fevereiro com o Desfile Pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, que começa o seu percurso no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo. Este ano, o cortejo será dedicado ao tema “50 anos, 25 de abril”.

Ainda nessa manhã, o Mercado Municipal de Gouveia recebe a iniciativa Carnaval no Mercado, onde será servida uma feijoada do entrudo.

No dia 9 de fevereiro, terá lugar o primeiro Baile de Carnaval no espaço da ex Bellino&Bellino, que “promete muita animação musical ao longo da noite e pela madrugada fora”.

A tarde de dia 10, um sábado, será dedicada às crianças, com a apresentação de uma peça de teatro e um Concurso de Máscaras Infantil, que irá decorrer no Mercado Municipal de Gouveia.

À noite, a ex Bellino&Belino volta a ser palco de mais um Baile de Carnaval.

O Desfile de Carnaval acontece no dia 11, com início no Calçadão, passagem pelos Paços do Concelho e a terminar no espaço da Ex Bellino&Bellino, onde se realiza um baile matiné de Carnaval.

“O Desfile trará às ruas da cidade dezenas de carros alegóricos enfeitados pelas coletividades do concelho, trazendo a animação, a sátira social e folia carnavalesca”.

No dia 12, irá decorrer o Baile de Máscaras destinado aos adultos, que “irá contar com muita música e com muita energia e alegria, tão características desta época”.

O evento termina no dia 13, uma terça-feira, com a tradicional Queima e Enterro do Entrudo. A autarquia realçou que a “atividade que celebra o fim das festividades de Carnaval, encenando os festejos fúnebres do entrudo com um cortejo, a leitura do testamento e a queima do entrudo e, como não podia faltar, o choro das carpideiras”.

O cortejo tem início nos Paços do Concelho e termina no anfiteatro da Ex Bellino&Bellino, onde serão servidas aos tradicionais papas de milho.

Fonte: Lusa
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,614,195