"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Babuíno talimã

Exposição de Daniela Ângelo.

Daniela Ângelo, Sem Título, 2024 Impressão a jacto de tinta sobre papel

12 Jan a 31 Mar 2024

Galeria da Boavista
Rua da Boavista, 47-50, Lisboa

A um só tempo sólidas e diáfanas, totêmicas e talismânicas, as imagens de Daniela Ângelo possuem o condão de abrir passagens entre temporalidades e mundos tão diversos quanto distantes entre si.

São corpos escultóricos gravados na emulsão bidimensional do celulóide —seres e artefatos cujas naturezas e origens foram esvanecidas pela lente da artista com o intuito de obliterar o ímpeto taxonômico a reger epistemologias ocidentais. Nesta toada, objetos colecionados por museus de arqueologia e história natural espalhados pela Europa convertem-se em espécies de talismã, entes capazes de produzir uma ação à distância, conectando a cultura orgânica e material às insondáveis forças ocultas do universo; ou, dito de outro modo, entes capazes de nos aproximar do desconhecido.

Registradas no filme, as imagens de Ângelo não necessariamente representam objeto algum, mas antes conformam uma sorte de anomalia ou miragem, numa operação plástica que acaba mesmo por trair a condição ontológica de elementos cientificamente tipificados. Ao desvelar a natureza opaca dos museus —que arbitrariamente sistematizam conhecimento sobre artefatos espoliados das mais variadas culturas, não raro desconhecendo a natureza primeira ou mesmo oculta das peças que coleciona—, as imagens nesta mostra vão transfigurar tanto o campo simbólico quanto o tangível. Ao passo em que forjam uma dimensão fantasma, lançam sombra sobre as coisas que dão sustentação à dita realidade, seja ela histórica, científica, material ou mesmo espiritual. 

Bernardo José de Souza

Horário: Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h

Curadoria: Bernardo José de Souza

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,286,452