"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Não ria. O humor é um assunto muito sério | 100 anos de SAM"

A exposição, dividida em duas partes, celebra o centenário do nascimento de SAM, ou Samuel Azavey Torres de Carvalho (1924-1993), cartoonista e artista plástico que faria 100 anos no próprio dia 31 de janeiro de 2024.

31 Jan a 19 Mai 2024

Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 | 1700-097 Lisboa

SAM foi um artista mutifacetado, tendo-se destacado na área do cartoon, das artes plásticas e da escultura. Para o historiador José Augusto-França, o artista introduziu “uma dimensão nova na arte portuguesa [nos anos 70]: o Humor”, pensando nas décadas cinzentas do Estado Novo. Já o realizador António-Pedro Vasconcelos, afirmou que falar de humor nos anos 70 do século XX “era falar de Herman, de Miguel Esteves Cardoso e de SAM”.

É esse humor que carateriza a obra de SAM, muitas das vezes subtil e absurdo - umas vezes mais social, outras vezes mais existencial -, que queremos mostrar nesta exposição-tributo.

A exposição, produzida em parceria com a família de SAM, é composta maioritariamente por cartoons (do saudoso Guarda Ricardo a Margueritte), colagens e desenhos originais, integrando ainda algumas esculturas e quatro Filmezinhos de Sam (RTP, 1989), interpretados por Mário Viegas e Vítor Norte. 

Está dividida em duas partes. A primeira, decorre entre 31 de janeiro e 24 de março; a segunda, entre 26 de março e 19 de maio. Nesta segunda parte, cerca de 40 cartoons expostos na primeira parte serão substituídos por outras quatro dezenas de desenhos originais.

A inauguração que acontece no dia 31 de janeiro às 18h, com entrada livre, abrirá com uma conversa em torno da obra de SAM, que contará com a participação de Luís Afonso, Nuno Artur Silva e Nuno Saraiva, e com moderação de Fernando Alvim.

Inauguração
31 de janeiro (quarta-feira), entre as 18h00 e as 20h30
ENTRADA LIVRE

Datas
De 31 de janeiro a 19 de maio de 2024
Primeira parte: entre 31 de janeiro e 24 de março
Segunda parte: entre 26 de março e 19 de maio

Apoios
A exposição conta com os apoios da RTP, da ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas e d'A Casa do Arrabidine, que nos servirá um beberete durante a inauguração.

Mais informações aqui

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,324,587