"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto de Páscoa – Te Deum de Bruckner

Esta versão do hino Te Deum laudamus, clara demostração da veemência da Fé de Anton Bruckner, foi estreada em janeiro de 1886 no Musikverein de Viena.

28 Mar 2024  |  21h00

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa

Gustav Mahler, seu grande admirador, escreveu na sua cópia da partitura: «para coro, solistas, orquestra e órgão ad libitum e para buscadores de Deus e corações castigados». Bruckner considerava a obra o «orgulho da sua vida». O início instala-nos imediatamente num ambiente intenso, com o coro em uníssono a proclamar em fortíssimo o louvor a Deus, ambiente que alterna com secções pacíficas e outras quase apocalípticas. É, seguramente, uma das mais veementes manifestações de Fé em toda a música do século XIX.

A outra obra em programa é a Missa glagolítica de Leoš Janácek, estreada em Brno em finais de 1927 e considerada uma das mais notáveis e importantes obras religiosas da primeira metade do século XX. A obra segue o Ordinário da Missa Católica, mas em vez da língua latina usa a antiga língua eslava. Daí o seu título. Tal como a obra de Bruckner, inicia-se com uma exuberante demonstração de Fé, musicalmente concretizada por triunfantes fanfarras dominadas pelos metais. Com esta obra, Janácek tentava uma celebração da cultura Eslava.

Programa

Leoš Janácek (1854-1928) Missa glagolítica
  Úvod – Einleitung – Introduction
  Gospodi pomiluj – Herr, erbarme dich – Kyrie
  Slava – Ehre – Gloria
  Veruju – Ich glaube – Credo
  Svet – Heilig – Sanctus
  Agnece Božij – Lamm Gottes – Angus Dei
  Varhany solo – Orgel solo – (Postludium)
  Intrada (Exodus)
 

Anton Bruckner (1824-1896) Te Deum, WAB 45
  Te deum laudamus – Allegro
  Te ergo quaesumus – Moderato
  Aeterna fac – Allegro, Feierlich, mit Kraft
  Salvum fac populum tuum – Moderato
  In te, Domine, speravi – Mäßig bewegt
gt

Soprano Dora Rodrigues
Meio-soprano Maria Luísa de Freitas
Tenor Misha Didik
Baixo Jozef Benci

Direção musical Antonio Pirolli 
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa

>> Bilhetes

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,251,117