"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Olhar o Planeta que flutua.. / Meia Haste

Portugal é actualmente um dos países mais poupados ao sofrimento causado por conflitos violentos. Outros habitantes do nosso planeta desconhecem o significado da palavra Paz e a banalização dos conflitos anula o sentimento de Amor ao próximo.

15 Jan a 1 Mai 2024

Restelo
Rua Duarte Pacheco Pereira - Montra 9
Preço
Entrada livre
Hoje em dia, existem mais de 50 países* que vivem momentos de angústia como consequência de confrontos armados.
Embora as razões, a gravidade e a duração desses conflitos sejam diferentes, (Guerras / Crime organizado (droga) / Insurgência terrorista/ Violência Étnica ) todos eles têm impactos negativos nas populações afectadas, podendo resultar num elevado número de vítimas e em crises humanitárias profundas.

(*) Afeganistão - Arabia Saudita - Argélia - Arménia - Azerbaijão - Bangladesh - Benim - Burquina Faso - Burundi - Camarões - Rep.Cent.Africana - Chade - Colômbia - Costa do Marfim - Rep. D. Congo - Etiópia - El Salvador - Equador - Filipinas - Gana - Haiti - Iêmen Iraque - Israel - Irão - India - Líbia - Mali - Mauritânea - México - Moçambique - Myanmar - Níger - Nigéria - Palestina - Paquistão - Quénia - Russia - Ruanda – Síria - Somália - Sudão - Sudão do Sul - Tanzânia - Togo - Tunísia - Turquia - Uganda – Ucrânia.

Miguel Buzaglo – 01/2024
Hórario preferencial para visita (18h-23.30h)

uma opinião ..
Tudo se passa como se o mundo fosse o palco de um teatro dramático onde os vários povos representam a tragédia da guerra. O fundo azul, na sua sombra de um e de outro lado, desenha uma cortina como se fosse a de um palco de teatro e temos assim a sensação de estar a assistir a uma representação cujo desassossego se expressa pela quantidade de bandeiras nos diferentes continentes, mormente em África, bem como no sangue que macula a brancura do lençol. Muito bom, muito bom mesmo, na leitura reflexiva que se propõe forçosamente. A leitura do texto em que se refere Portugal, poupado a esse sofrimento em clímax, acentua ainda mais a necessidade de reflectir. O didactismo na explicação da meia-haste é muito importante para que não passe despercebido que, na verdade, as bandeiras estão a meia-haste!

Maria do Carmo Viera
Agenda
Agenda Mensal

Banhos Velhos

Museu Cultural de Caldas das Taipas 16 Mai a 28 Set 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,820,033