"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Iniciação à tecelagem manual

Utilizando um tear manual de 4 quadros, os participantes irão experimentar os vários passos desta arte, da selecção das fibras à montagem da teia, para depois tecer uma banda de tecido, explorando cores, texturas e padrões.

24 Fev 2024  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Promover as artes e ofícios tradicionais, criar pontes e dinâmicas com as coleções do Museu do Oriente num contexto lúdico-pedagógico são os grandes objetivos desta oficina, que terá como ponto de partida e de inspiração um objeto exposto. A oficina será orientada por forma a garantir uma iniciação às técnicas de tecelagem manual de baixo liço, num universo pleno de cor, texturas e padrões. Cada um dos participantes terá ao dispor um tear de quatro quadros e uma urdideira onde, depois da seleção das fibras, vai urdir, montar a teia no tear e tecer uma pequena banda de tecido que levará consigo para casa.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

ISABEL BORDALEIRO
É artesã, formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 1998 e do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Ministério da Educação desde 2001. Descobre a sua vocação em várias ações de formação na área da tecelagem manual e tapeçaria, entre as quais se destaca um curso ministrado pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Inicia o seu percurso profissional em 1989 e conta com vários prémios na categoria de Artesanato Contemporâneo. Na sua oficina, à recuperação das técnicas ancestrais junta criatividade e experimentalismo, num processo que lhe permite desenvolver novas texturas e estruturas ao nível do têxtil manual. Na vertente do ensino e formação profissional participou, como formadora, em inúmeros cursos promovidos por diversas entidades, nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Atualmente orienta estágios de alunos de cursos artísticos de diversos agrupamentos escolares e apoia regularmente alguns grupos de trabalho. (www.isabelbordaleiro.com)

HORAS 10.00 às 18.00
PARTICIPANTES Mín. 3, máx. 5
PREÇO €80 [inclui materiais]
Mais informações
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,079,676