"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Apresentação do Livro "Um Judeu Português em Istambul"

A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Lagoa, recebe a apresentação pública do livro de Pedro Cantinho Pereira, no próximo dia 29 de fevereiro.

29 Fev 2024  |  18h00

Biblioteca Municipal de Lagoa
Largo dos Combatentes da Grande Guerra, Lagoa
Preço
Entrada livre

 A apresentação será realizada pelo Sr. Dr. Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Um judeu português em Istambul
 conta a história de vida romanceada de Jacques Joseph Abravanel, judeu sefardita português, nascido em Salónica em 1906 e falecido em Istambul em 1993, onde foi cônsul honorário de Portugal, desde 1934 até à sua morte.

Através da história de Jacques Joseph Abravanel, presumível descendente do grande teólogo, financeiro e estadista D. Isaac Abravanel, emergiram várias questões, tais como: a história dos judeus sefarditas no seio do Império Otomano, as ligações a Portugal, a importância da Turquia na fuga dos refugiados judeus durante a Segunda Guerra Mundial, a tentativa de extermínio do povo judeu na Europa, os remanescentes judeus no pós-guerra, o Processo Eichmann, a relação com Israel, a questão dos dilemas éticos, assim como o papel do homem face aos desafios da história e da existência.

Pedro Cantinho Pereira nasceu em Lisboa, em 1955. Partiu para França, em setembro de 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo, tendo obtido o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus. Entre 1989 e 1993 trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve.

Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário. Atualmente, exerce as funções de professor e diretor da Biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Ensino Lusófona (Portimão). Autor de livros e artigos na sua área de especialidade, nomeadamente: Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953A Sombra da GuerraA História de Paul FreundlinchUn «Malgré Nous» dans l’engrenage naziLes sacrifiés de l’Histoire. Está a terminar o livro "De Budapeste a Eretz Yisrael (1944 – 1948).

Descubra a narrativa envolvente de Pedro Cantinho Pereira! Uma oportunidade única para conhecer o autor e a sua fascinante obra. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,935,464