"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Seminários Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras: "O riso de Demócrito"

Coordenado por Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença, "Ciência e Cultura - Quebrar Fronteiras" é um Ciclo de Seminários pluridisciplinar que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.

26 Fev 2024  |  14h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
14h30-16h30 | Sala de Formação | Entrada livre

RESUMO
A lenda de Demócrito, formada a partir das Pseudoepigrapha, isto é, cartas falsamente atribuídas a Hipócrates e seus correspondentes, é uma narrativa exemplar em torno da loucura e do modo como ela afeta as relações entre o indivíduo e a sua comunidade.

O ponto de partida é uma carta do Senado e do Povo de Abdera, cidade natal de Demócrito, dirigida a Hipócrates, o fundador da medicina racional, em que é solicitada a ajuda deste grande médico para curar a loucura de Demócrito, patente na estranheza do seu modo de vida, em especial no riso permanente, a propósito de tudo e de nada, sem distinguir bem e mal, o útil e o funesto. Hipócrates desloca-se de Cós a Abdera para observar e diagnosticar o mal do insigne filósofo. Após uma longa "consulta", Hipócrates faz o diagnóstico: Demócrito está de boa saúde e com ânimo forte, a sua cidade é que está doente.

Dentre as questões suscitadas pela lenda democritiana, refiram-se: como distinguir o louco da pessoa saudável? A via da sabedoria implica afastamento da multidão e da doxa?

Existe uma boa edição bilingue (greco-inglês) das Pseudoepigrapha, de W. D. Smith (ed.) Hipocrates, Pseudepigraphic Writings, Leiden: Brill, 1990.

SOBRE O AUTOR
Adelino Cardoso é doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é Investigador Integrado do CHAM - Centro de Humanidades.

Os seus interesses de investigação distribuem-se pela filosofia moderna, pensamento português, fenomenologia, história e filosofia da medicina.

Coordenou projetos interdisciplinares articulando nomeadamente filosofia, medicina, história e literatura: "Filosofia, Medicina e Sociedade" (2007-2011); "O conceito de natureza no pensamento médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII" (2012-2015) e "Arte médica e inteligibilidade científica na Archipatologia de Filipe Montalto" (2013-2015).

Publicou um vasto número de artigos em revistas especializadas e vários livros, entre os quais, Leibniz segundo a expressão (1992), Fulgurações do eu. Indivíduo e Singularidade no pensamento do Renascimento (2002), Vida e percepção de si. Figuras da Subjectividade no século XVII (2008), Labirinto do eu (2019). Coordena uma das secções da "História global do pensamento português", coordenada por José Eduardo Franco e Samuel Dimas.

Coordena, com Teresa Casal, o Seminário Permanente de Humanidades Médicas; coordena, com Teresa Lousa, o Seminário "Modos da Melancolia".

É membro da Comissão de Ética do Instituto Português de Oncologia e do Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

PRÓXIMAS SESSÕES
11 março | Imaginação, afetividade e narrativa | Nuno Miguel Proença
17 abril | Uma visão aporética do cuidado de si hoje: desafio de Michel Foucault ao sujeito ético | Adelino Ferreira
27 maio | A censura no reino da estupidez | Hervé Baudry
24 junho | A ‘alienatio mentis' e os limites da razão na literatura medieval em Portugal | Bruno Barreiros
22 julho | O problema estético em G. W. Leibniz | Sofia Araújo
23 setembro | A ciência da alma na ‘Philosophia Libera' (1673) de Isaac Cardoso | Luciana Braga
21 outubro | Feminino e objeto feitiço: a dinâmica da falta na relação de objeto | Joana Lamas

Coordenação: Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,045,244