"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"TAKE" sobe ao palco do Rivoli

O som como fio do novelo, da narrativa, da coreografia. Nos 25 anos da Instável - Centro Coreógrafico, em uníssono, mergulhamos nas ondas de TAKE, o novo espetáculo de São Castro e António M Cabrita, e sentimos o peso, o movimento e a força do som, para lá do que ouvimos. 

© Cati Cardoso

16 Fev a 17 Fev 2024

Teatro Municipal do Porto - Rivoli
Praça D. João I, 4000-295 Porto
Quando pensamos em som, a primeira imagem é a de ondas invisíveis que viajam pelo ar, captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros. Mas, para além da sua dimensão auditiva, o som tem peso, movimento e força. Uma força física que ultrapassa a própria audição e atua no corpo, que recebe e reage às suas vibrações, presença tangível no espaço que nos rodeia. A estrutura coreográfica composta por takes, definindo-se como molduras do instante, combina realidade e ficção, estendendo o espaço físico em que a ação e o som ocorrem, criando diálogos entre o que se ouve e o que se vê – ou não se vê. O som possui uma história em si e o corpo procura incessantemente por uma história. — São Castro & António M Cabrita

São Castro e António M Cabrita têm uma colaboração artística desde 2011. Ambos receberam o Prémio Autores 2015 da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria Melhor Coreografia / Dança com a peça Play False e foram nomeados para o mesmo prémio em anos seguintes. Entre 2015 e 2017, colaboraram como intérpretes e coreógrafos com a Companhia Nacional de Bailado, para a qual criaram Dido e Eneias. Em 2016, ambos foram distinguidos pelo Instituto Politécnico de Lisboa com a Medalha de Prata de Valor e Distinção. Entre 2017 e 2021 assumiram a direção artística da Companhia Paulo Ribeiro, como estrutura residente do Teatro Viriato. Em 2019 fundaram a Play False Associação Cultural, tendo como objetivo ser a estrutura representante do trabalho autoral destes dois coreógrafos assim como, promover projetos multidisciplinares que fomentem o cruzamento de linguagens artísticas. Encontram-se a frequentar o mestrado em criação coreográfica e práticas profissionais na Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa.

Conceito, direção e coreografia São Castro & António M Cabrita
Assistente de criação e ensaiadora Daniela Cruz
Interpretação Beatriz Mira, Catarina Casqueiro, Francisco Ferreira, Joana Couto, Nuno Velosa
Estagiárias Ana Rita Almeida, Ana Jordão
Composição musical Sarah Procissi com o apoio gmem-CNCM-Marseille / National Center for Musical Creation, França
Figurinos e cenografia Inês Vilas Boas
Desenho de luz Cárin Geada
Produção Instável – Centro Coreográfico
Produção executiva Rita Santos
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Aveirense
Apoio a residências artísticas Teatro Viriato

>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,602,191