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Música

Musicamera e Santa Casa da Misericórdia de Tomar anunciam nova temporada de concertos e workshops em Tomar

A Musicamera, em estreita colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Tomar, anuncia nova temporada de concertos e workshops em 2024, a decorrer na recém-restaurada Igreja da Misericórdia de Tomar, um espaço agora conhecido também como Templo da Música.

15 Fev a 28 Mar 2024

Tomar

A temporada decorre de fevereiro a julho, e será retomada em setembro, estendendo-se até ao final do ano. O primeiro concerto "Glórias do Barroco - À mesa com Telemann" acontece  já dia 15 de fevereiro e é o primeiro de dois concertos dedicados, primordialmente, a duas glórias do barroco alemão – Telemann e Haendel.

Já o Quarteto Lopes-Graça apresenta-se no dia 14 de março, ao lado de Yuri Marchese na guitarra com o projeto "Música e Migrações", uma fusão de sonoridades que refletem a riqueza das influências culturais na música clássica.

Anunciados estão ainda os workshops e concertos de entrada livre do projeto "Espaço Criação", onde os artistas Hugo Vasco Reis (a 9 março) e Anani Sanouvi (a 25 maio) são, na companhia do público, convidados a explorar novas fronteiras musicais.

Esta magnífica igreja manuelina do século XVI, restaurada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, volta assim, a ser por mais um ano, um verdadeiro palco para a criação e apresentação de música de matriz autoral portuguesa.

Consulte a programação completa online no site da musicamera.pt

15 fevereiro| 19h15 |  Igreja da Misericórdia de Tomar
Glórias do Barroco -  À mesa com Telemann
M/6 | Duração 1h | Bilheteira: 5.00€


Mais admirado no seu tempo do que Bach, seu amigo e por vezes rival, Telemann, filho de um pastor luterano, acumulava as atividades mais diversas com uma prodigiosa vitalidade. Músico de igreja e músico de teatro, teórico, fundador do primeiro jornal musical e da primeira série de concertos públicos na Alemanha, Telemann compunha com uma extraordinária fecundidade em todos os géneros.

A sua obra é inesgotável - uma centena de Oratórios, cerca de 50 Paixões, Cantatas profanas, Óperas, 120 suites para orquestra, obras para cravo, muitas páginas para alaúde, uma centena de Concertos e um número considerável de obras de Música de Camara adaptadas a várias formações instrumentais.

É destas últimas que vos damos a conhecer uma seleção, algumas delas incluídas numa série denominada “TafelMusik” (Música de Mesa), sem nenhuma conotação pejorativa, note-se: estas obras destinavam-se prioritariamente a ser executadas ao ar livre, durante banquetes reais.

Os intérpretes deste programa, com que iniciamos a segunda temporada de concertos do Templo da Música, em Tomar, são colaboradores habituais da Musicamera e integrantes do Musicamerata Ensemble. Este é o primeiro de dois concertos dedicados, primordialmente, a duas glórias do barroco alemão – Telemann e Haendel.

29 fevereiro| 19h15 |  Igreja da Misericórdia de Tomar
Glórias do Barroco -  O Virtuosismo de Haendel e Vivaldi
M/6 | Duração 1h | Bilheteira: 5.00€


O programa que hoje apresentamos explora propriedades idiomáticas nos instrumentos de corda que habitualmente associamos ao conceito de virtuosismo (entendido como espetacular demonstração de destrezas técnico / instrumentais).

Na verdade, este deriva e baseia-se, quase sempre, no profundo conhecimento que os compositores detêm do instrumento para que escrevem, sabendo, por essa via, tirar dele o melhor partido, seja pela escolha das melhores tonalidades, capazes de extrapolar os melhores matizes tímbricos; seja pela opção por determinados padrões de dedilhação, mais ergonómicos; seja ainda pela utilização de efeitos específicos do instrumento só acessíveis aos iniciados.

Na sua escrita para cordas, os três compositores presentes no concerto de hoje – Haendel e Vivaldi para violino, Avondano para violoncelo – são expoentes dessa competência e habilidade e, nessa perspetiva, um bálsamo para os intérpretes das suas obras. E fazem-no com grande fluência, expressividade e alegria, características, particularmente patentes na obra que conclui o programa – La Folia – uma sã “loucura” sob a forma de variações de um tema de origem portuguesa.

9 março | Igreja da Misericórdia de Tomar
Espaço Criação com Hugo Vasco Reis
M/6 | 14h30 Workshop - 18h Concerto | Entrada Livre


Esta atividade, em que depositamos grandes expectativas, contempla a realização de um “workshop espontâneo”, aberto a toda a população criativa, orientado por Hugo Vasco Reis, seguido de um concerto de entrada livre.

Hugo Vasco Reis é compositor, investigador e doutorando no KUG (Graz, Áustria), radicado em Zurique e no Porto. A sua prática artística estende-se à música acústica, música eletroacústica, arte e instalações sonoras, fazendo constantes colaborações com músicos e artistas visuais. As suas composições recentes incluem uma investigação aos fenómenos audíveis dentro de um espaço sónico antropogénico, abordando agências de escuta e mediação.

14 março | 19h15 |  Igreja da Misericórdia de Tomar
Música e Migrações - Quarteto Lopes-Graça com Yuri Marchese (guitarra)
M/6 | Duração 1h | Bilheteira: 5.00€


Música e Migrações é um projeto que assume uma premissa tão simples como frontal: as Migrações, enquanto movimentos de pessoas propiciadores do contacto profícuo entre culturas, não são um facto a lamentar, nem um fenómeno a tolerar – são um processo a celebrar.

Independentemente dos fatores trágicos de alguns movimentos migratórios, os quais tantas vezes se devem às férreas garras da pobreza, dos conflitos militares ou dos desastres naturais, queremos aqui sublinhar o imenso contributo civilizacional que as Migrações aportam, na sua dimensão de diversidade étnico-racial e diálogo intercultural que potenciam.

Celebramos as Migrações através da linguagem que é a nossa – a Música. É, pois, com a Música que festejamos a certeza de na diferença identitária nos reconhecermos iguais em dignidade e direitos.

No programa Urbe, as obras que apresentamos conduzem à cidade e às suas sonoridades. O Quarteto Lopes-Graça, coletivo que escolheu honrar, com o seu nome, o mais ilustre músico Nabantino, conta já com 19 anos de existência, centenas de concertos em Portugal e pelo mundo.

Para esta programação, que segue em breve em digressão internacional, convidámos o guitarrista brasileiro Yuri Marchese, um músico de enorme destreza, criatividade e exuberância.

28 março | 19h15 |  Igreja da Misericórdia de Tomar
Música na Semana Santa - Bach e Vivaldi
M/6 | Duração 1h | Bilheteira: 5.00€


A música - particularmente a música barroca – sempre esteve associada às celebrações da Quaresma, proporcionando o ambiente introspetivo, de contemplação interior, catarse e síntese a que a época convida.

Na nossa cultura europeia (de tradição judaico – cristã) e, pelo menos, desde a baixa idade média, os templos enchem-se de transcendentes melodias escritas sobre cantos e encíclicas extraídas dos Evangelhos ou dos ritos Pascais das várias religiões do Livro.

Neste programa revisitamos algumas das melhores páginas de Bach e Vivaldi que remetem para esta tradição, numa gloriosa comunhão humanista com ouvintes de todo o mundo.

Sobre a MUSICAMERA 
MUSICAMERA PRODUÇÕES é a concretização de um projeto empresarial de agenciamento, produção e representação na área da Música, com a sua primeira apresentação em março de 2009 por iniciativa conjunta de três músicos sobejamente conhecidos na cena musical portuguesa: o violinista Luís Pacheco Cunha, o contrabaixista Adriano Aguiar e o contrabaixista e compositor Alejandro Erlich Oliva.

Desde então, MUSICAMERA PRODUÇÕES tem sido pioneira na afirmação de um sustentável conceito de gestão da música pelos músicos, com toda a mais-valia de dedicação e competência intrínseca que tal propósito garante.

Ao longo de um percurso realizado ombro a ombro com excelentes artistas e agrupamentos – parceiros e cúmplices dos nossos concertos, festivais e outros eventos – fiéis aos objetivos de fruição intelectual, amizade e verdade artística que nos reuniram, vimos logrando uma abertura a outros universos musicais e âmbitos artísticos. MUSICAMERA PRODUÇÕES tem atualmente em carteira – a par da Música de Câmara, seu habitat primigénio – produções orquestrais – ORQUESTRA MUSICAMERA -, corais, de teatro musical e ópera de câmara. Promove a encomenda de obras a importantes compositores portugueses e internacionais garantindo a sua estreia em concerto, edição discográfica e em música impressa. Fez algumas incursões nos mundos do Jazz, da Dança e do Teatro. Desenvolve atividades de formação, cursos, master-classes – que culminaram na sua parceria com o Festival ZEZEREARTS, dirigido pelo maestro Brian MacKay, atual sócio gerente da empresa.

No biénio de 2018-2019, MUSICAMERA PRODUÇÕES foi selecionada para um Apoio Sustentado por parte da Direção-Geral das Artes, concretizando o projeto artístico Criar Sons – Viver a Música em Portugal, composto por projetos na área da edição, criação, programação e formação musicais. A atribuição deste Apoio foi renovada para o biénio de 2020-21, 2022 e agora para o quadriénio 2023-26, um desafio a que respondemos com o rigor, a exigência e a paixão de sempre.

É pois assim que vivemos, cada dia, o sonho de um Mundo de artistas, de comunidades criativas, reconhecendo em cada um de vós o potencial companheiro para os nossos projetos e aventuras, que continuaremos a viver com elevados critérios de profissionalismo e qualidade e com o dinamismo amador de quem tem a sorte e o privilégio de gostar despudoradamente daquilo que faz.

Sobre o Templo da Música 
Com este seu espaço de programação própria que lhe foi outorgado em regime de concessão (estabelecido através da assinatura de um protocolo tripartido entre a Santa Casa da Misericórdia de Tomar, a Autarquia e a empresa), MUSICAMERA atinge um novo patamar decisivo na sua atividade, ao mesmo tempo que assume responsabilidades acrescidas na missão de que está investida – uma abordagem multifacetada que promova a criação, difusão, formação e fruição cultural das populações, visando corrigir assimetrias regionais em prol de um desenvolvimento local sustentado e sustentável.

Embarcamos neste projeto com renovado entusiasmo, estimulando os nossos artistas para uma aposta de difusão e criação musical com forte envolvimento comunitário. O espaço de que disporemos, uma magnífica Igreja dessacralizada, obra manuelina do século XVI, vizinha ao Hospital da Misericórdia, foi recentemente intervencionada numa extensa obra de renovação financiada pelo Fundo Rainha D. Leonor, contemplando a recuperação do seu órgão barroco, oferta do Convento de Cristo e que terá, obviamente, papel de destaque na nossa programação. Esta obra aportou igualmente ao monumento novas acessibilidades e um espaço museológico.

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