"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Modo de ver de Cruz-Filipe

Esta exposição retrospetiva da obra visual de Ricardo Cruz-Filipe (Lisboa, 1934) apresenta 57 pinturas que traçam a evolução do seu trabalho desde a década de 1970 até à última tela, pintada em 2020.

23 Fev a 15 Abr 2024

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa

Apesar do carácter retrospetivo, a mostra expõe, ainda, dez obras inéditas criadas a partir de 2015, que deram continuidade ao segundo grande ciclo da sua pintura dedicado à paisagem.

Tendo conjugado, de forma muito própria, pintura e fotografia, o trabalho do engenheiro de formação e profissão ganhou destaque a partir de 1969, quando expôs pela primeira vez uma série de pinturas feitas sobre telas fotossensibilizadas, técnica de que foi um dos principais pioneiros em Portugal.

Com curadoria de Ana Vasconcelos, em estreita colaboração com o artista, Modo de Ver permite encontrar a característica atitude estética e o desejo de provocar o olhar do observador, trazendo-lhe inquietação e o deslizamento de um sonho surreal.

Curadoria de Ana Vasconcelos

Horário: Quarta a segunda, das 10h às 18h

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,298,656