"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Interação oceano-atmosfera versus clima, no Atlântico Norte, durante eventos extremos"

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e o Coordenador do MARE-ULisboa convidam a participar na conferência do Seminário do Mar, que decorrerá em modo híbrido.

26 Fev 2024  |  15h00

Sociedade de Geografia de Lisboa
R. Portas de Santo Antão, 100, 1150-269 Lisboa
Preço
Entrada livre
A conferência será proferida pela Doutora Filipa Naughton (IPMA − Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Este evento prossegue o 6.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a “Estratégia, Ciência e Sustentabilidade”.

Programa:
15h00, Abertura pelo Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Prof. Cat. Luís Aires-Barros.
15h05, “O presente 6.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a Estratégia, Ciência e Sustentabilidade”, Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos, C.Alm. José Bastos Saldanha.
15h15, Conferência “Interação oceano-atmosfera versus clima, no Atlântico Norte, durante eventos extremos”, Doutora Filipa Naughton (IPMA).
16h00, Debate.
16h30, Encerramento.

Link de acesso à plataforma Zoom
ID da reunião: 829 9814 2379 − Senha: 906970 

A nossa conferencista é palinologa marinha interessada desde sempre em compreender o papel das interações Oceano-Atmosfera nas variações climáticas e em particular durante eventos extremos. Durante o seu doutoramento, a Filipa Naughton percebeu que a dinâmica da atmosfera tinha um papel preponderante no clima da Europa durante períodos passados, períodos esses em que a circulação meridional do Atlântico Norte (AMOC) estava bastante reduzida. A partir de então a Filipa passou a trabalhar essencialmente nesta problemática de interação oceano-atmosfera e explorou não só vários períodos distintos como também outras regiões, tais como a zona costeira dos estados unidos e na zona tropical do Oceano Atlântico.

Filipa Naughton licenciou-se em Geologia em 1999 (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), concluiu o seu mestrado em Estratigrafia e Sedimentologia em 2002, pela mesma Universidade, e o doutoramento em oceanografia e paleoceanografia em regime de cotutela entre Universidade de Bordéus e a Universidade de Lisboa, em 2007. De seguida teve 2 contratos de pós-doutoramento em França, financiados pelo “Centre national de la recherche scientifique (CNRS)”, seguidos de 2 bolsas de pós-doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para desenvolver o seu trabalho no IPMA. Em 2016 obteve um contrato-investigador FCT, e finalmente em 2021 obteve um contrato de investigador auxiliar no IPMA. Possui 2 prémios internacionais: (1) A melhor tese de doutoramento concedido em 2007 pela "Association des palynologues de langue Francaise – APLF” e (2) o “Student Poster Award” atribuído na Conferência internacional de paleoceanografia também em 2007.

Filipa Naughton coordena e coordenou 3 projetos da Fundação para a Ciência Portuguesa (CLIMHOL: PTDC/AAC-CLI/100157/2008; ULTIMATUM: IF/01489/2015; HYDROSHIFTS: PTDC/CTA-CLI/4297/2021). Participou em 23 projetos (11 internacionais, 9 nacionais, 1 misto e 2 bilaterais). Orientou e orienta: 7 alunos de mestrado, 2 alunos de doutoramento e 2 pós-doutorados. Publicou 48 artigos em revistas internacionais e 18 capítulos em livros internacionais editados pela Elsevier e Springer. Tem um Índice H de 28 e cerca de 3.312 citações no Google Scholar. Participou em diversos encontros científicos nacionais e internacionais com 8 palestras convidadas, mais de 80 comunicações orais e mais de 40 posters. É membro de vários grupos de trabalho científicos internacionais:

- IODP Expedition 339 pollen working group;
- EMPD-European Modern Pollen Database;
- ACER-INTIMATE-Harmonization of Database Chronologies;
- ACER Pollen and Charcoal Database;
- QUEST-Quantifying and Understanding the Earth System, Working Group on Abrupt Climate Changes. 

Participou 3 anos consecutivos (2019 a 2021) no painel das Ciências da Terra da FCT para avaliação de candidaturas a bolsas de doutoramento e 1 ano (2023) no painel de avaliação para bolsas de doutoramento internacional “La Caixa-Doctoral INPhINIT fellowship”.
Faz parte da equipa de editores associados da revista internacional “Atmosphere” desde 2020.

+ Informações 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,048,556