"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

19ª edição da ANIMar

De 2 de março a 8 de junho, a Solar – Galeria de Arte Cinemática e o projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, apresentam a 19ª edição da ANIMar: uma viagem visual e sensorial à fronteira entre o mar e o cinema, com filmes, sons, sessões e atividades pensadas para os mais diversos públicos.

2 Mar a 8 Jun 2024

Solar - Galeria de Arte Cinemática
Rua do Lidador, 4480-791 Vila do Conde
Escapando à tendência habitual de se focar no Cinema de Animação, esta edição propõe, a partir de 2 de março, um programa centrado na história do Cinema Português, que passa por: uma exposição principal, ciclos de cinema, conversas, assim como pelas visitas guiadas e oficinas temáticas, orientadas pelo Serviço Educativo do Curtas Metragens CRL.

A inaugurar a 3 de março, com a participação de Tiago Bartolomeu Costa, a exposição, organizada pela Galeria Solar e pelo FILMar, navega por entre produções documentais, etnoficcionais e até publicitárias, todas elas intimamente ligadas ao mar. Os filmes reunidos permitem percorrer o país,  as suas praias, as histórias das comunidades piscatórias, das fábricas à faina, do turismo ao medo, não para reforçar a narrativa de um país de marinheiros e pescadores, mas para interrogar que identidades múltiplas e contrastantes resistiram à definição limitada e humilde que durante tantos anos se impôs como verdadeira.

A par da exposição que ocupa a Galeria Solar, o ANIMar conta ainda com um ciclo de cinema, que irá decorrer entre os dias 2 de março a 8 de junho no Teatro Municipal de Vila do Conde, em colaboração com o Cineclube de Vila do Conde, contando com a presença de Abel Coentrão, da Associação Cultural Bind'ó Peixe. Haverá ainda uma sessão especial no Cine-Teatro Garret, em parceria com o Cineclube Octopus

Paralelamente, permanecendo fiel à sua principal missão, o ANIMar cultiva dinâmicas formativas com a comunidade educativa da Região Norte através de diferentes iniciativas. Além de visitas guiadas adaptadas a diversos públicos, são levadas às escolas sessões de Curtas sobre o Mar, pensadas em função de diferentes faixas etárias, assim como oficinas de curta e longa duração, que promovem o ensino e prática da criação cinematográfica, pela mão dos próprios artistas.

Tendo em mente os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o ANIMar promove ainda duas novas iniciativas que celebram uma das datas de maior relevância nacional. Nascem assim as Conversas de Abril, que ocuparão o espaço da Loja das Curtas adjacente à Galeria. Abertas ao público, estas tertúlias criam espaço para a partilha de histórias e estórias em torno da Revolução dos Cravos. Surge também um conjunto de sessões de cinema, as Curtas de Abril, que fará chegar às escolas da região imagens e narrativas reminescentes da ditadura, resistência e liberdade.

A exposição permanente, com entrada gratuita, estará aberta de segunda-feira a sábado, das 14:00 às 18:30. Toda a programação pode ser consultada no site da galeria e nas redes sociais, sempre atualizadas com todas as novidades.



ANIMar 19

02.03 — 08.06.2024
SEG – SÁB, 14:00–18:30
Solar – Galeria de Arte Cinemática

 

Ciclo de Cinema
SESSÕES DE CINEMA
02.03.2024 — 08.06.2024
Teatro Municipal de Vila do Conde 

Sáb • 02 MAR • 16h00
SESSÃO DE ABERTURA
M/6
TITINA
Kajsa Næss
2022, ANI, 91’

O engenheiro aeronáutico italiano Umberto Nobile leva uma vida tranquila com a sua amada Titina, a cadelita que resgatou das ruas de Roma. Certo dia é convidado pelo famoso explorador norueguês Roald Amundsen para o acompanhar numa expedição que tentará sobrevoar o Pólo Norte numa aeronave. O trio improvável Nobile, Titina e Amundsen lançam-se à aventura, desvendando os mistérios do único lugar por descobrir da Terra. Tudo corre às mil maravilhas até os dois homens começarem a competir pela glória e pela fama.

Dom • 10 MAR • 16h00 c/ apresentação de Abel Coentrão • 21h30
M/9
E DO MAR NASCEU
Ricardo Costa
1977, DOC, 37’

Nas Caxinas, em Vila do Conde, uma das maiores comunidades piscatórias do país, há quem procure concretizar Abril numa associação de desenvolvimento local e em cooperativas de pesca. Três anos depois da revolução, a experiência é acompanhada por uma equipa da cooperativa de cinema Grupo Zero, liderada pelo realizador Ricardo Costa.
+
ALA-ARRIBA
José Leitão de Barros
1942, FIC, 4’

Numa aldeia de pescadores pobres do Norte de Portugal, João Moço e Julha apaixonam-se. Infelizmente, pertencem a duas castas de pescadores diferentes e a comunidade, bem como as respetivas famílias, condenam o seu amor.
+
O NAUFRÁGIO DO VERONESE
Invicta Film
1913, DOC, 5’

Documentário sobre o naufrágio dum paquete transatlântico, em 1913, que encalhou perto da praia da Boa Nova, em Matosinhos, e das impressionantes operações de salvamento da tripulação através de um cabo suspenso.

A presente sessão será também apresentada no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, no dia 07 de março às 21h45, contando ainda com a exibição do filme “O CORNO DO CENTEIO” de Jaione Camborda (2023, FIC, 105’).

Sáb • 16 MAR • 17h00
M/9
A ALMADRABA ATUNEIRA
António Campos
1961, DOC, 26’

Um documentário etnográfico em forma de homenagem ao trabalho dos pescadores de atum algarvios, e às suas famílias, durante a última “almadraba” na ilha de Abóbora, antes da destruição do arraial pelo mar.
+
AREIA, LODO E MAR
Amílcar Lyra
1977, DOC, 58’

Registo da vida de uma comunidade piscatória isolada da ilha da Culatra. Num contraste com as formas cosmopolitas da "vivência" turística ao sul de Portugal, e distante mesmo das transformações sociais e políticas operadas no país, sobrevive esta comunidade, através da pesca e expedientes vários, em condições deploráveis.

Sáb • 06 ABR • 17h00
M/9
OS PESCADORES DE AMANGAU
Miguel Spiguel
1958, DOC, 15’

Aspectos típicos e característicos do núcleo piscatório de Amangau, que vive quotidianamente nas suas embarcações, no porto de Macau.
+
DES PORTUGAIS
Jean Leduc
1970, DOC, 20’

Tudo em Des Portugais denuncia a colagem ao discurso oficial do regime caduco. Tristíssimo retrato de um país perdido em trevas toldadas pela fanfarra do discurso, o brilho das cores soalheiras, um ritmo que, na aceleração da montagem supostamente vertiginosa, confunde geografias e salta realidades.
+
PORTUGAL DESCONHECIDO
Manuel Faria de Almeida
1969, DOC, 17’

Integrado na campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sobe o mote "Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si". Genéricos em animação.

Dom • 14 ABR • 16h00 c/ apresentação de Abel Coentrão • 21h30
M/9
PESCA DO BACALHAU
Films Sanmael - Companhia Produtora
1931, DOC, 6’

As várias etapas do processamento do bacalhau após a chegada de um lugre bacalhoeiro de três mastros na barra da Figueira da Foz: seca, salga, pesagem, venda.
+
Å SEILE SIN EGEN SJØ (VIDA COSTEIRA)
Øyvind Sandberg
2002, DOC, 97’

Um documentário que junta quatro retratos de quem vive do que a natureza produz, do mar e da terra, na costa norueguesa.

Sáb • 20 ABR • 17h00
M/9
A EXTRAORDINÁRIA AVENTURA DO ZÉCA
Adolfo Coelho
1938, ANI, 7’

Um miúdo tem um boneco chamado Zéca. Este vai de barco até à Ilha da Madeira, onde encontra a Rainha das Bananas. Uma Aranha gigante deixa-lhe uma mensagem, de que ela é uma impostora. A Rainha fica furiosa e ordena um torneio, durante o qual se prova que as Bananas da Madeira são as mais nutritivas e valentes.
+
ATÉ AMANHÃ, MÁRIO
Solveig Nordlund
1993, FIC, 76’

Mário, um miúdo que vive de pedir esmolas no paraíso turístico da ilha da Madeira. Um dia da sua vida, de amanhã à noite.

Sáb • 08 JUN • 16h00
M/6
SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,254,703