"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões 1524-2024

Sendo 2024 o ano do V Centenário do nascimento de Camões, o Arquivo Nacional Torre do Tombo promove uma mostra documental para comemorar aquele que é o expoente máximo da história da literatura e da língua portuguesa.

4 Mar a 12 Jul 2024

Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa
Preço
Entrada livre

Nesta mostra apresentam-se diversos documentos à guarda da Torre do Tombo, onde se incluem o seu retrato “Fidelíssimo”, aquele que se julga ser o retrato mais fiel do poeta, mandado fazer pelo Conde de Vimioso, provavelmente entre 1580 e 1582.

Está também presente o volume manuscrito de “Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões comentados por Manuel Pires de Almeida”, autor que foi, a par com Manuel de Faria e Sousa, um dos mais importantes críticos camonianos da primeira metade do século XVII.

É ainda possível mostrar o nobiliário “Severins e farias: notícias de sua descendência e das famílias com que se aparentam”, de Manuel Severim de Faria, com “numerosos desenhos heráldicos e de cabeções desenhados à pena e atribuíveis a Gaspar Severim de Faria”, onde se pode observar a genealogia relativa a Camões.

A estes juntam-se outros documentos iconográficos referentes a Camões e apresentam-se documentos à guarda da Torre do Tombo, como a “Carta de perdão concedido pelo rei D. João III a Luís Vaz de Camões da culpa no caso do ferimento de Gonçalo Borges”, de 1553, a “Carta de mercê a Luís Vaz de Camões de 15 000 reis de tença por ano, por três anos, pelos serviços prestados nas partes da Índia”, de 1572 e, ainda, o “Colóquio dos simples, e drogas e coisas medicinais (…)”, da autoria de Garcia de Orta, publicado em 1563, onde se inclui uma Ode, por Luís de Camões, ao Conde de Redondo, pedindo o favor e ajuda para a publicação dos “Colóquios”.

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,242,658