"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Comédia

Vocês Viram o Meu Cão?

No próximo dia 2 de março, o Cine-Teatro Garrett abre suas portas para uma experiência teatral verdadeiramente inclusiva e transformadora. Apresentamos "Vocês Viram o Meu Cão?", uma comédia satírica que promete não só arrancar risos, mas também provocar reflexões sobre a sociedade contemporânea. Podemos ainda dizer que esta é a altura perfeita para ver este espetáculo, afinal, como diz a personagem “É tempo de eleições, não é?”

2 Mar 2024  |  10h59

Cine-Teatro Garrett
Rua José Malgueira, n.º 13, 4490-647 Póvoa de Varzim
Sinopse:
“Vocês viram o meu cão?”
É com esta pergunta que se inicia esta comédia e é esta pergunta que dá o nome a este espetáculo. Um espetáculo repleto de humor, altamente corrosivo e pleno de sarcasmo como convém a qualquer tragicomédia que se preze!
Uma comédia onde o trágico é, a gargalhada que se nos solta ao olharmos para nós mesmos, enquanto elementos – perfeitamente integrados – de uma sociedade vincadamente estratificada.
Uma estória, feita de muitas estórias surreais – ou talvez não – de um quotidiano que nos é absurdamente próximo – ou talvez não -, que nos é contada por um personagem que parece não fazer sentido – ou talvez sim -.

“Vocês viram o meu cão?”
O texto original de Victor M Sant’Anna de 1999, “Vocês viram meu cachorro?” é um texto absolutamente atual e politicamente comprometido com o Ser Humano e o seu direito inalienável à dignidade, em que a sua estrutura dramática nos remete para uma linguagem característica, do Teatro do Absurdo, do Nonsense e do Surrealismo.
Na tradução, do português do Brasil para o de Portugal, procurou-se preservar toda a essência do texto original numa adaptação à realidade política e social do Portugal contemporâneo.

“Vocês viram o meu cão?”
É um espetáculo com uma linguagem de encenação: fresca, arejada, divertida e que assenta a sua estrutura nas bases do Teatro do Absurdo, que recorre ao minimalismo com o sentido de desprender a atenção do espectador de qualquer outro foco que não seja o ator e o seu trabalho, que transporta o espectador para um universo poeticamente surreal.

“Vocês viram o meu cão?”
É uma tragicomédia: hilariante e corrosiva, divertida e inquietante, leve e sufocante, que nos é próxima e – talvez – não distante, à qual ninguém vai ficar indiferente!

Ficha artística e técnica:
Texto: Victor M. Sant’Anna
Encenação e Interpretação: Eduardo Faria
Assistência de Encenação: Ana Lídia Pereira
Cenário e Figurinos: Joana Soares
Ruído Sonoro: Eduardo Faria
Desenho de Luz: Eduardo Faria e José Raposo
Produção: Joana de Sousa

A Varazim Teatro tem apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim desde 1998
Integra desde Agosto 2023 a Rede de Teatros com Programação Acessível gerida pela Acesso Cultura e financiada pelo BPI e Fundação La Caixa

Sessão com Audiodescrição e Interpretação para Língua Gestual Portuguesa
Espaço com Acesso para Pessoas com Mobilidade Condicionada
pela Companhia Certa da Varazim Teatro
Encenação e Interpretação: Eduardo Faria

Classificação etária: Aconselhado M/12
Duração: Aprox. 60min

Compre já o seu bilhete

O que é a AUDIODESCRIÇÃO?
Trata-se de um recurso dirigido a pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão). A audiodescrição é um comentário adicional que, através da descrição verbal, procura tornar acessíveis elementos visuais de uma obra ou espaço: linguagem corporal, expressões, movimentos, cenário, figurinos, objectos, etc. No contexto das artes performativas, a pessoa que faz a audiodescrição fala para as pessoas que requisitam este recurso, através de um auricular e durante as pausas naturais de áudio, sobre o que está a acontecer e que não é percetível através da audição.

O que é a LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA?
A língua através da qual grande parte da comunidade surda em Portugal (cerca de 30.000 pessoas) comunica entre si. A LGP é também usada pela comunidade envolvente - familiares de Surdos (a escrita da palavra com maiúscula refere-se à pessoa que fala LGP), educadores, professores, técnicos, entre outros. A expressão "língua gestual" (ao invés de "linguagem gestual") refere-se à língua materna de uma comunidade de Surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.

#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,083,304