"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Estreia nacional do espetáculo "As Palavras Não Ditas.2", de Nélia Pinheiro

Para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a coreógrafa Nélia Pinheiro concebeu a obra "As Palavras Não Ditas.2", com estreia agendada para o dia 13 de Abril, no Teatro Municipal da Guarda.

13 Abr 2024  |  21h30

Teatro Municipal da Guarda
R. Batalha Reis, 6300 Guarda

Passados 19 anos da estreia de AS PALAVRAS NÃO DITAS, no CCB (coprodução Goethe Institut Lissabon, CCB), a coreógrafa Nélia Pinheiro, remonta a obra para as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

A versão de 2024, adquire o título AS PALAVRAS NÃO DITAS.2, resulta da vontade renovada de oferecer um futuro à obra de 2005, mapeia elementos da cenografia original, mas descreve um novo percurso na identidade do elenco, nos gestos e movimentos, na atmosfera, nas cenas e nas sonoridades. É um trabalho a partir de um trabalho, que indica novos caminhos, na atualidade.

AS PALAVRAS NÃO DITAS.2 - as palavras que devido à censura do Estado Novo (1933-1974) nunca foram verbalizadas ou escritas. A obra representa um estudo específico sobre o material histórico: a situação dos artistas e da criação artística durante o regime do Estado Novo, em Portugal. Acolhe uma reflexão pessoal da criadora sobre o impacto da censura de um regime político, sobre a vida, o corpo do artista e sobre a expressão artística.

Após a estreia o espetáculo segue para circulação nacional e internacional, com espetáculos agendados para os meses de abril, maio e junho, no Fundão, Barreiro, Seixal, Palmela, Évora, Bruxelas (Bélgica).

Ficha artística
Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO
Assistente da Direção Artística GONÇALO ALMEIDA ANDRADE
Bailarinos GONÇALO ALMEIDA ANDRADENÉLIA PINHEIRO
Ambiente Sonoro GONÇALO ALMEIDA ANDRADE
Música JOSÉ AFONSO “A presença das formigas”
Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Desenho de Luz RAFAEL LEITÃO, NÉLIA PINHEIRO
Cenografia RAFAEL LEITÃO, NÉLIA PINHEIRO, JOANA SIMÕES
Vídeo FERNANDO DIAS
Direção de Produção RAFAEL LEITÃO
Produção VANESSA PARAÍBA
Comunicação CARLOS CARVALHO
Técnica BLACK BOX
Construção de Cenografia ANTÓNIO GALHANO, JOAQUIM CAMPANIÇO
Produção CDCE 2024
Colaboração | Apoio CAM – CENTRO ARTES MARVILA

Duração do espetáculo: aproximadamente 60 min, sem intervalo
Classificação maiores de 6 anos de idade

CDCE é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA, DIREÇÃO GERAL DAS ARTES.
CDCE tem o apoio da CAMARA MUNICIPAL DE ÉVORA

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,251,385