"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Sanjay Subrahmanyam na Universidade de Lisboa

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai receber Sanjay Subrahmanyam na próxima edição das Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), a realizar-se no próximo dia 13 de março, pelas 18h30, no Anfiteatro I.

Sanjay Subrahmanyam Foto: UCLA

13 Mar 2024  |  18h30

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa
Preço
Entrada livre

Nesta conferência, a apresentação do Professor Sanjay Subrahmanyam Empire, Philology, and Botany: Seventeenth-Century Interactions in South and Southeast Asia irá explorar questões colocadas pela rede de poder militar franco-holandesa e as atividades a ela associadas na Ásia do séc. XVII. O protagonista desta conferência é Isaac de Saint-Martin, uma figura pouco conhecida, mas com intervenção nas esferas da filologia oriental e da botânica colonial com consequências surpreendentes para o desenvolvimento do saber. Sanjay Subrahmanyam é responsável pelas Cátedras Irving & Jean Stone de Ciências Sociais na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e Histoire globale de la première modernité, no Collège de France, em Paris. Introduziu nas Humanidades o conceito de “História conectada”, através do estudo Connected Histories: Notes towards a reconfiguration of Early Modern Euroasia, que se implantou na década de 90 do século passado e tem sido explorado até ao presente. É doutorado em História Económica (1987), pela Delhi School of Economics, e durante a sua longa carreira explorou vários domínios como a economia, a política e a cultura. Este largo espectro de estudo reflete-se nas muitas obras publicadas, incluindo The Political Economy of Commerce: Southern India, 1500-1650 (Cambridge University Press, 1990), Improvising Empire: Portuguese Trade and Settlement in the Bay of Bengal, 1500-1700 (Oxford University Press, 1990), The Portuguese Empire in Asia, 1500-1700: A political and economic history (Longman, 1993), Europe’s India: Words, People, Empires, 1500-1800 (Harvard University Press, 2017), Faut-il universaliser l’Histoire? Entre dérives nationalistes et identitaires (Editions du CNRS, 2020) e Connected History: Essays and Arguments (Verso, 2022).

A entrada é livre, com inscrição prévia aqui.

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,297,244