"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

“Ir a salto”

Peça de teatro que relata histórias da emigração clandestina portuguesa no século XX, assinala os 50 anos do 25 de Abril e tem estreia marcada para 12 de abril, em Vila Real.

12 Abr a 13 Abr 2024

Teatro Municipal de Vila Real
Alameda de Grasse 15B, 5000-703 Vila Real
Um jovem casal, como milhares na década dos anos 60 do século XX, confrontados com a ausência de futuro em Portugal, olha para o interior da Europa (em acelerada reconstrução após a Segunda Guerra Mundial) como a única perspectiva de uma vida digna. Partem do interior da região da Beira, de uma terra de pedras bolideiras, arriscando “ir a salto” com a ajuda de “passadores”, até França. Com o objetivo de atravessar a fronteira transmontana, passando pelos obstáculos do regime Franquista, em Espanha, e depois pelos Pirineus. Entre a desconfiança, a ignorância e a desassossegada ansiedade que assola as suas vidas, entre as situações inusitadas e os dramas subjacentes, o percurso vai-se fazendo em círculos que lembram tantas vezes a própria vida.

Francisco (Bernardo Gavina) é o rapaz que quer emigrar. Aurora (Joana Ferrajão), é a jovem mulher que o ama e a quem a Mãe de Francisco (Glória de Sousa) culpa por todos os males. Fernandes é o farmacêutico (Fábio Timor). Uma espécie de Mefistófeles negociante, amigo de Galhardo (Pedro Giestas). Este último, um homem pragmático que vê na emigração dos outros uma oportunidade de vida rentável. Nabia (Rita Queirós), é a Meiga que se revela para os que têm na fé espiritual as respostas para todas as suas interrogações e anseios.

Com o objectivo de criar uma relação emocional com o evento histórico e de asseverar qualitativamente a dramaturgia e a encenação a cargo do criador José Carretas, com quem a Urze mantém uma relação desde 2002, a partir do emblemático espectáculo “Alguém cá dentro”, o projecto artístico, sob a direcção do encenador e actor Fábio Timor e da actriz Glória de Sousa, prossegue o seu processo de criação e produção através da obtenção de acervos válidos, num trabalho de investigação coadjuvado pelo Prof. Universitário José Eduardo Reis da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um processo de recolha de testemunhos junto de protagonistas e descendentes do acontecimento da emigração “a salto”, permitindo asseverar a qualidade do compêndio fílmico do documento cinematográfico a realizar pelo videasta José Miguel Pires

Sustentado pela obra dramatúrgica inédita, o espectáculo prossegue uma estética influenciada pela sugestiva cenografia, partilhada por José Carretas e Fábio Timor, numa relação directa com os figurinos desenhados por Margarida WellenKamp, envolvida pela original reinterpretação do cancioneiro popular a cargo do músico Paulo Araújo, sob a luminária construtivista do desenhador de luz Pedro Pires Cabral.

Como nota de relevo, sublinha-se a participação especial do coro da “Casa do Professor de Vila Real”.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,249,059