"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival Política

O Festival Política está de regresso em 2024, tendo já confirmadas as datas das edições de Lisboa e Braga, num ano em que a Intervenção será o tema central da programação.

2 Mar a 4 Mai 2024

Centro da Juventude Braga
R. de Santa Margarida nº6, 4710-306 Braga

3 Abr a 5 Abr 2024

Cinema S. Jorge
Av da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa
Preço
Entrada livre
Em Lisboa, o Festival Política ocupa o Cinema São Jorge de 3 a 5 de abril, em Braga instala-se de 2 a 4 de maio no Centro de Juventude.

A programação do Política combina cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de aumentar a participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. “Em 2024 queremos desafiar os participantes a fazerem ouvir a sua voz ativa na determinação do futuro e na promoção do bem comum, assim como a serem mais ativos na defesa do sistema democrático, para garantir uma sociedade justa, inclusiva e responsável”, refere Rui Oliveira Marques, codiretor artístico do Festival Política.

A secção de cinema, que resulta de uma call internacional, conta este ano com uma seleção de 11 produções, entre curtas e longa-metragens, filmes de animação, ficção e documentários. O Festival Política atribui, todos os anos, as distinções Prémio do Júri - Filme do Ano, Prémio do Público e o Prémio Futuro, Prémio Futuro, esta última para a melhor produção de realizadores sub-30.

Outra das novidades é a estreia do formato internacional “Beers and Politics”, uma sessão informal de conversa e discussão sobre ideias e propostas políticas de cerveja na mão. Lisboa e Braga serão as primeiras cidades portuguesas a receber o modelo de debate que nasceu em Barcelona, em 2008. A programação oficial e completa das edições de Lisboa e Braga será anunciada em breve.

Como habitual, o Festival Política promove a interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa dos painéis de debate e espetáculos. Todas as sessões de cinema, incluindo os filmes em português, estão legendadas em português. A entrada é gratuita.

“Vamos voltar a celebrar os valores democráticos nesta democracia de baixa intensidade, através de conteúdos que fomentem a confiança dos cidadãos na sua capacidade de intervir na política e de influenciar as políticas", conclui Bárbara Rosa, codiretora artística do Festival Política.

Em 2024, além de Lisboa e Braga estão confirmadas edições do Festival Política em Loulé (outubro) e em Coimbra (novembro).

O Festival Política apresenta-se como o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, que decorre em Portugal. No ano passado, o Festival Política totalizou 14 dias de atividades em Lisboa, Braga, Coimbra e Loulé. A programação foi composta por 82 iniciativas, que contaram com mais de cinco mil participantes.

O Festival Política é um conceito da Associação Isonomia, que conta, em Lisboa, com coprodução da EGEAC e da Produtores Associados, e em Braga com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e do Centro de Juventude de Braga.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,312,673