"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Biblioteca Municipal da Idanha expõe desenhos dos alunos do Agrupamento de Escolas

Vai estar patente ao público, de 15 de março a 3 de abril, no amplo e airoso corredor e numa das salas destinada para o efeito da atraente Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, uma exposição de desenhos originais da autoria dos alunos e alunas, em folha de papel A4.

15 Mar a 3 Abr 2024

Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova
Zona Nova de Expansão 6060-101 Idanha-a-Nova
Preço
Entrada livre

Graças à elevada participação dos alunos do 1º ao 6º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de José Silvestre Ribeiro o número de desenhos expostos totaliza cerca de 140. Por vontade expressa da Diretora da Biblioteca os desenhos vão ser todos expostos.

O tema da Exposição é Quaresma, Semana Santa e Páscoa no concelho de Idanha-a-Nova. Os alunos puderam desenhar uma ou mais das celebrações ou manifestações da piedade popular ou um pormenor das mesmas, levadas a efeito, no decurso da Quaresma, Semana Santa e Páscoa, incluindo Bodos, Romarias e festividades até ao Domingo de Pentecostes. O desenho deveria possuir o nome da celebração ou prática devocional desenhada pelo autor ou autora.

O Concurso, por proposta da Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova, foi organizado e dinamizado pelos respetivos professores, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas, com o objetivo de, para além de sensibilizar e alertar os alunos para a valorização e preservação do apreciável conjunto de tradições quaresmais e pascais das gentes do Município de Idanha-a-Nova, incentivar o desenvolvimento de competências e práticas de expressão artística.

Após a Exposição da totalidade dos desenhos, serão atribuídos prémios às melhores participações: 1.º, 2.º e 3.º escalões dos alunos do 1º ao 6º ano, em data oportuna. Os membros do Júri do Concurso podem atribuir Menções Honrosas aos trabalhos cuja qualidade o justifique e que, de alguma forma, se destaquem dos restantes.

A citada mostra de desenhos escolares será inaugurada pelas 11 horas do próximo dia 15 de março, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, do Diretor do Agrupamento de Escolas de José Silvestre Ribeiro, Paulo Frias,  de Professores de ambos os ciclos, da Presidente da Associação de Pais, Raquel Martins, do representante da Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa, pais, alunos e de quem desejar associar-se.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,232,380