"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Lima Barreto entre a história e a literatura

Decorrerá durante o mês de abril o seminário Lima Barreto entre a história e a literatura, integrado no projeto Patrimónios da Humanidade, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. O seminário será conduzido pelo Professor Doutor Denilson Botelho (Universidade Federal de São Paulo).

8 Abr a 15 Abr 2024

Online
Preço
Entrada livre
O seminário decorrerá exclusivamente online, nos dias 8 de abril, às 18 horas, e 15 de abril, às 19 horas (horas de Lisboa). A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

O seminário pretende abordar a obra e a trajetória do escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922), um homem negro que viveu na Capital Federal da República e testemunhou transformações fundamentais em nossa sociedade, como a abolição da escravidão (1888) e a implantação regime republicano de governo (a partir de 1889). Trata-se de examinar em que medida a trajetória e a obra do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma representam um olhar singular sobre o contexto histórico da transição do século XIX para o XX no Brasil e, em particular, no Rio de Janeiro. Lima Barreto mostra-se um guia dos mais instigantes para refletir criticamente sobre os desafios enfrentados naquele tempo e que insistem em nos assombrar ainda no século XXI.

Programa:

Sessão 1
– 8 de abril de 2024 – 18 às 20 horas (horário de Lisboa)
Tema: Lima Barreto: biografia e obra ficcional
A trajetória de Lima Barreto e o tempo histórico em que viveu. Os temas e problemas abordados na obra ficcional de Lima Barreto.

Sessão 2 – 15 de abril de 2024 – 19 às 21 horas (horário de Lisboa)
Tema: Lima Barreto: o cronista e a imprensa
O lugar das crônicas e da imprensa na obra e na trajetória do literato carioca.

Denilson Botelho possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atualmente é Professor do Curso de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/Unifesp). Foi pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Fundação Biblioteca Nacional, contemplado com Bolsa na Edição 2022. Desenvolve pesquisas em História do Brasil republicano, com interesse nas relações entre história, literatura e imprensa. Desde 2015 tem contado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP através de Auxílios Regulares à Pesquisa. É líder do Grupo de Pesquisa História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade (cadastrado no CNPq).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,289,587