"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

A revolução de 25 de abril de 1974: historiografia e políticas de memória

Última sessão deste ciclo de seminários organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, em parceria com diversos outros centros de história e ciências sociais do país e com o apoio da Comissão para as Comemorações do 25 de Abril.

16 Abr 2024  |  09h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Caminhos da Historiografia: história e ciências sociais dos anos 40 à atualidade
A revolução de 25 de abril de 1974: historiografia e políticas de memória
7 SEMINÁRIO I 16 ABR I 09h30-18h45 I Auditório
O seminário terá transmissão streaming.
Por favor, consulte a página do evento no site da BNP

Quando no final dos anos 50 e princípios de 60 se tornou evidente uma crise no regime do Estado Novo, logo acompanhada do início da guerra colonial, a historiografia portuguesa dava já sinais de renovação, em contacto com as práticas e teorias que noutras geografias se iam desenvolvendo. O Dicionário de História de Portugal (1963-71) de Joel Serrão, foi então uma expressão dessa mudança que se vinha desenhando desde o pós-guerra. E embora houvesse valiosos desenvolvimentos no campo da Economia, da Geografia e da Linguística e sinais de interesse por outras ciências sociais e humanas como a Sociologia e a Antropologia, em comparação com outros casos europeus, as limitações institucionais e políticas impunham fortes restrições à prática destas disciplinas (não raro confundidas com política). No entanto, o interesse pelas ciências sociais foi-se desenvolvendo extraordinariamente em círculos restritos: no ISCSPU, GIS, na SEDES, em alguns casos nas Faculdades de Letras de Lisboa, Porto e Coimbra, sem esquecer historiadores expatriados.

A seguir à revolução de 1974, verificou-se uma verdadeira explosão da procura de cursos no campo das ciências sociais e humanas: impunha-se compreender não apenas o passado próximo mas esse mesmo tempo de aceleração da história que foram os anos de 1974-75 com a descolonização, a agudização dos conflitos sociais e políticos, a construção de instituições democráticas, os intensos debates acerca de Portugal no mundo, num contexto internacional que era ainda de Guerra Fria, confrontando-se então múltiplos caminhos possíveis.

50 anos depois do 25 de Abril, impõe-se estudar em que sentidos se alargaram os estudos neste tão diversificado campo do conhecimento. Como se caracterizaram as políticas adotadas para o ensino superior? Que transformações ocorreram nas Universidades portuguesas dos anos 60 à atualidade? E nos centros de investigação financiados pelo Estado? Que temas foram mais explorados e debatidos antes e depois do 25 de Abril? Que tópicos foram esquecidos, alguns deles quase demonizados até aos anos 70 (o passado próximo, os conflitos sociais, as minorias e culturas subalternizadas, etc.) e, já depois da revolução e até aos anos 90 (caso de Império e da colonização)? Que orientações teóricas e modelos dominaram a agenda dos investigadores? Annales, marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo, Nouvelle histoire, linguistic-turn, micro-história, etc. E mais recentemente, que áreas e debates têm mobilizado os historiadores e outros cientistas sociais: história global (mas que conceitos se confrontam a este respeito?), estudos sobre mulheres, minorias religiosas, minorias étnicas, relações ocidente-oriente, artes, história conceptual, etc.

Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre as orientações e práticas adotadas pela história e por outras ciências sociais e humanidades em Portugal desde os anos 40 do século XX, num ciclo de 7 seminários mensais de acesso livre, mobilizando múltiplos centros de investigação histórica e investigadores de modo a mobilizar jovens investigadores interessados em apresentar resultados das suas investigações. E no final publicar um livro que reúna os melhores trabalhos apresentados e debatidos nos seminários.

Coordenação: Irene Vaquinhas (CHSC-UC) e Paulo Fontes (CEHR-UCP)

Comissão Organizadora: Sérgio Campos Matos (CH-FLUL), Maria Alexandre Lousada (CH-FLUL), Ana Mónica Fonseca (CEI-ISCTE), Pedro Martins (IHC-FCSH/UNL) e Maria Inácia Rezola (Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril).

Comissão Científica: Cristina Clímaco?(Paris VIII), Fernando Martins?(CIDEHUS-UE), Irene Vaquinhas (CHSC-FLUC), João Arriscado Nunes?(CES-UC), João Paulo Avelãs Nunes (CEIS20-FLUC), José Manuel Lopes Cordeiro (CICS-UM), Luís Filipe Barreto?(CH-FLUL), Luís Trindade (CEIS20-FLUC), Maria João Vaz (CIES-ISCTE), Nuno Estêvão Ferreira (CEHR-UCP), Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-UL), Nuno Bessa Moreira (CITCEM-UP), Paulo Fontes (CEHR-UCP), Susana Serpa Silva (CHAM Açores).

São financiados, por fundos nacionais, através da FCT - Fundação para a Ciências e a Tecnologia, I.P., os seguintes centros de investigação: CEIS20 (Ref. UIDB/00460/2020); CH-UL (Ref. UIDB/04311/2020 e UIDP/04311/2020); CHAM (Ref. UIDB/04666/2020); CHSC (Ref. UIDB/00311/2020); CICS.NOVA (Ref. UIDB/04647/2020 e UIDP/04647/2020); CIDEHUS (Ref. UIDB/00057/2022); CIES (Ref. UIDB/03126/2020); CITCEM (Ref. UIDB/04059/2020); ICS (Ref. UIDB/50013/2020, UIDP/50013/2020 e LA/P/0051/2020); IHC (Ref. UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020).

SEMINÁRIOS

Seminário 7:
Coordenadores: João Arriscado Nunes (CES-UC); José Manuel Lopes Cordeiro (CICS-UM)
Local: BNP; Data/Hora: 16 abr. '24 - 09h30-18h45

Mais do que uma data, o 25 de Abril é o nome por que ficou conhecido o processo que abriu a democratização e transformação da sociedade portuguesa e o fim do império colonial. Marca uma divisão da história do Portugal contemporâneo em duas eras, um "antes" e um "depois" do 25 de Abril.

50 anos passados sobre o evento, somos desafiados a explorar as diferentes formas de construir, conservar, interpretar e mobilizar a sua memória, com uma atenção particular às contribuições historiográficas e, de maneira mais ampla, das humanidades e ciências sociais nesse processo. Entre a memória histórica afirmada em momentos de comemoração, a construção de arquivos e lugares de memória, a sua presença na criação cultural e na educação e a investigação e produção historiográfica, sociológica e das humanidades, este seminário constitui-se como um espaço de partilha, de debate e de discussão de orientações a seguir para a ampliação e aprofundamento do conhecimento histórico e científico-social sobre o 25 de Abril, a Revolução Portuguesa, a democratização e descolonização associadas a esse evento histórico e a construção da memória social e política do Portugal contemporâneo.

» + info
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,315,467