"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Festival e Concurso Internacional "George Enescu"

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa, em colaboração com a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e a ARTEXIM, organiza um concerto de música clássica na interpretação do pianista Mihai Ritivoiu, com vista à promoção do Festival e Concurso Internacional "George Enescu".

16 Abr 2024  |  18h30

Palácio Nacional da Ajuda
Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa
O concerto decorrerá no dia 16 de abril de 2024, pelas 18h30, na sala Dom Luís I do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. No início do evento, haverá uma apresentação do Festival e Concurso Internacional "George Enescu", realizada por Cristina Uruc, gerente interina da ARTEXIM.

Repertório
F. Chopin: Três Mazurkas, Op. 59: nº 1 em Lá menor, Moderato, nº. 2 em Lá bemol maior, Allegretto, nº. 3 em Fá sustenido menor, Vivace
F. Chopin: Estudo em Dó sustenido menor, op. 10 nº. 4
G. Fauré: Balada em Fá sustenido maior, op. 19
G. Enescu: Sonata em Fá sustenido menor, op. 24 nº. 1

I. Allegro molto moderato e grave
II. Presto vivace
III. Andante molto expressivo

O pianista Mihai Ritivoiu nasceu em 1989, em Bucareste. Radicado em Londres, é laureado em inúmeros concursos nacionais e internacionais, como o Concurso Nacional Dinu Lipatti em Bucareste, o Concurso Intercolegial Beethoven Piano Society of Europe em Londres, onde ganhou a medalha de ouro e o Concurso Internacional George Enescu, onde foi distinguido com o prémio especial para a melhor interpretação de uma sonata para piano de George Enescu. Mihai Ritivoiu tem uma carreira internacional, atuando em recitais a solo e de música de câmara na Europa e Ásia, em concertos com a Filarmónica George Enescu, Orquestra de Câmara de Lausanne, Orquestra de Câmara Inglesa e MDR Leipzig, e com maestros como Joshua Weilerstein, Robert Trevino, Michael Collins, Cristian Mandeal, Christian Badea e Horia Andreescu. Foi convidado a atuar em conceituados festivais como o Young Euro Classic em Berlim e o Festival Enescu em Bucareste, e em salas como o Barbican Centre, Wigmore Hall, Cadogan Hall, Konzerthaus Berlin, Studio Ernest Ansermet Geneva, Radio Hall, a Sala Rádio e o Ateneu Romeno em Bucareste. Apareceu diversas vezes ao vivo no programa "In Tune" da BBC Radio 3. Teve concertos transmitidos pela Rádio Roménia Musical, Radiotelevisão Suíça e Medici TV.

O Festival e Concurso Internacional "George Enescu" são organizados em homenagem ao famoso compositor romeno George Enescu, sob o Alto Patrocínio do Presidente da Roménia, sendo financiados pelo Governo da Roménia através do Ministério da Cultura, com organização da Artexim. O Maestro Zubin Mehta é o Presidente Honorário do Festival e Concurso, e o Maestro Cristian M?celaru é o diretor artístico. Em 2024, Bucareste acolherá a 19ª edição do Concurso Internacional "George Enescu".

O concurso de música clássica mais importante da Roménia e um dos mais notáveis do mundo aceita candidaturas para a 19ª edição, que decorrerá em Bucareste de 31 de agosto a 27 de setembro de 2024. Para as quatro secções do concurso foram atribuídos prémios no valor total de 125.000 EUR. A estrutura do concurso é inspirada na vida do artista que lhe dá o nome. O concurso apoia e promove jovens talentos na área da música clássica, tal como o próprio artista apoiou jovens artistas ao longo da sua vida. George Enescu doou somas consideráveis para financiar bolsas de estudo para músicos. Em 1912, fez uma digressão na Roménia e arrecadou mais de mil libras esterlinas para financiar e oferecer um prémio nacional de composição. Além disso, o concurso de Bucareste contribuirá para a promoção da música de George Enescu, uma vez que as suas sonatas e suites fazem parte do repertório do concurso. As inscrições para a edição de 2024 do Concurso Internacional George Enescu estão abertas até 10 de maio do corrente ano para as secções de piano, violino e violoncelo. A data limite de inscrição para a seção de composição é 30 de junho de 2024.

ARTEXIM é a organizadora do Festival e Concurso Internacional "George Enescu". Em 1997, foi aceite como representante do prestigiado Festival Internacional "George Enescu" no âmbito da European Festivals Association, onde, ao longo das edições que organizou, tem conseguido gerir os mais conceituados grupos artísticos e intérpretes famosos do mundo musical internacional. Apoiou também a participação em concursos internacionais de numerosos jovens que mais tarde se tornaram nomes de referência na vida cultural da Roménia, sendo mensageiros da arte romena nos grandes palcos do mundo: Ruxandra Donose, Roxana Briban, Iulia Isaev, Marius Brenciu, Ana - Camelia Stefanescu, Celia Costea, Alexandru Tomescu, Irina Ionescu, Alexandru Badea, Paul Basacopol, Matei Varga, Stefan Ignat e outros. Em 1994, como resultado das atividades desenvolvidas, a ARTEXIM foi a única agência de empresários admitida como membro titular da Association Européenne des Agents Artistiques; além disso, a agência faz parte da International Artists Management Association (desde 1996). Ao longo do tempo, a ARTEXIM organizou em colaboração com o Instituto Cultural Romeno as audições para a seleção anual da Orquestra de Jovens da União Europeia. Possui um portfólio de mais de 800 endereços de instituições musicais do mundo inteiro com as quais mantém relações profissionais.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,312,872