"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Mãe Coragem

Considerada por muitos como a maior obra do teatro épico de Brecht, a peça Mãe Coragem e Os Seus Filhos foi escrita em 1939, no exílio do dramaturgo (depois de ter sido forçado a fugir por causa da chegada ao poder dos nazis em 1933) e nas vésperas do início da 2.ª Guerra Mundial.

8 Jun a 9 Jun 2024

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa

Sendo uma crítica da guerra e do conformismo, o texto incide na ambivalência humana, implicada numa mãe, que, embora ame os filhos, não se abstém de «sacrificá-los» para a sua própria sobrevivência.

A peça relata a história de Anna Fierling (a «Mãe Coragem», protagonizada por Maria João Luís), uma vendedora ambulante que atravessa os campos de conflitos da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) arrastando uma carroça de mercadorias, na companhia dos seus três filhos (Queijo Suíço, Eilif e Katrin). Ao mesmo tempo que os tenta proteger do conflito armado, para sobreviver, Anna faz escolhas eticamente duvidosas, sem se abster de conluios e negócios desonestos, pondo em xeque, inclusive, a vida da sua família. No final, o resultado é amargo. Acaba por perder todos os filhos, sacrificados pela guerra. 

Este espetáculo está integrado na programação comemorativa dos 50 anos do 25 Abril.

FICHA TÉCNICA
Autor Bertolt Brecht
Encenação António Pires
Música Miguel Sá Pessoa
Com a participação especial de Maria João Luís e o elenco da Companhia do Teatro do Bairro
Cenografia João Mendes Ribeiro
Figurinos Luísa Pacheco
Produtor Alexandre Oliveira
Produção Ar de Filmes/Teatro do Bairro

>> Bilhetes

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,028,230