"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Formação

Olhar o Museu através da Dança Butoh

A partir do contexto histórico e estética do Butoh, o curso trabalha respiração, variações do andar e improvisação, fazendo do corpo um veículo expressivo para memórias, individuais e coletivas.

8 Mai a 5 Jun 2024

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Em cinco sessões, este curso de Dança Butoh começa com uma aproximação à história e quotidiano nipónicos através das relações dos japoneses entre si (religiosidade, crenças e festividades) e com os portugueses, numa breve apresentação do relacionamento luso-nipónico. (primeira sessão).

Nas sessões seguintes, continuaremos a apresentar os princípios fundamentais do movimento Butoh: origem e contexto histórico, estética, processo criativo e influências ocidentais. 

O PROGRAMA COMPREENDE:

  • Trabalho sobre a respiração, a espiral e o contacto com a terra para nos sintonizarmos com o “corpo magnético”.
  • Variações do andar, uma das bases do Butoh, apuramento dos sentidos e abertura das portas da sensibilidade e da imaginação.
  • Improvisação livre sobre as festividades do calendário anual japonês e demais peças do acervo do museu. Uma imagem, um objeto, despertarão as memórias inscritas no nosso corpo, transmitidas através dos nossos antepassados e da nossa cultura. O corpo tornar-se-á disponível para as “vozes” e emoções sugeridas pela riqueza pictórica das festas e celebrações.
  • Criação de personagens com a utilização de adereços.

Recomenda-se o uso de roupa confortável e meias grossas.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Maria Reis Lima, coreógrafa e bailarina, foi discípula de Kazuo Ohno, um dos fundadores da dança Butoh, que deixou o seu legado à humanidade em 2010, aos 103 anos de idade. Formada pelo Conservatório Nacional de Lisboa e mestre em Dança pela Universidade de Paris IV-Sorbonne, Maria Reis Lima, estagiou em Tóquio com o mestre Ohno (Butoh) e estudou teatro Nô com os mestres Naohiko Umewaka (Escola Kanze) e Ryoichi Kano (Escola Kita).

Eduardo Kol de Carvalho, é arquiteto e estudioso da história da presença portuguesa no Japão e da cultura japonesa. Kol de Carvalho fará uma introdução histórica sobre o espólio artístico do Museu do Oriente alusivo ao período Namban. 

DATAS Quartas | 8, 15, 22, 29 maio e 5 junho [5 sessões]
HORAS 15.00 às 17.00
PÚBLICO ALVO M/ 16 anos [idade indicativa]
PARTICIPANTES Mín. 10, máx. 12
NOTA A primeira sessão decorre na exposição Japão: Festas e Rituais, precedida por uma pequena incursão na exposição Presença Portuguesa na Ásia. A partir da 2ª sessão, possibilidade de explicação em francês
PREÇO € 60
COMPRAR 

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Comédia

Luzes

Teatro Villaret 14 Mai 2024  |  21h00

Ver mais eventos
Visitas
91,768,857