"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Be My Guest

Sexta-feira, 10 de maio, entre as 18h e as 21h30 a Galeria NAVE abre as portas a uma exposição coletiva ímpar: "Be My Guest", um evento especificamente programado para a celebração do 5º Aniversário da Galeria e que coincidirá com a ARCO Lisboa e a sua programação paralela de visitas.

10 Mai a 28 Jun 2024

Galeria Nave
Travessa do Noronha, 11B, 1250-168 Lisboa
Preço
Entrada livre
Cinco anos depois, a celebração é imperativa para a Galeria que, passados 10 meses da sua abertura em 2019, se viu obrigada a encerrar as portas temporariamente devido à pandemia, mas que não hesitou em reforçar o seu investimento desde então, consubstanciando um marco multicultural que ecoa de Lisboa para um muito amplo panorama europeu. Além da sua estrutura na capital de apoio a artistas portugueses emergentes, a NAVE tem pautado a sua atuação no desenvolvimento da internacionalização de artistas ultra-contemporâneos portugueses e, em simultâneo, introduzir no mercado nacional artistas provenientes do centro e sul da Europa. O multiculturalismo artístico e a colaboração com instituições e entidades privadas, nacionais e internacionais, têm sido uma das maiores assinaturas da NAVE que, nestes cinco anos, promoveu, programou, organizou e apresentou 34 Exposições — das quais 35% fora da Galeria e de Portugal — e 29 Artistas, além da participação anual, desde 2021, em Feiras Internacionais de Arte Contemporânea — marcando novamente presença na ARCO Lisboa este ano.

A exposição pretende, por isso, estabelecer um marco dum ciclo de 5 anos, assinalado pela publicação de um catálogo onde Mercedes Cerón, fundadora e directora da NAVE, desafiou os artistas da Galeria a convidarem um artista com o qual gostariam de expor pela primeira vez. Sobretudo alguém que admirassem, sem balizas de linguagem artística, geografia ou género. E lançado o repto, a NAVE (Galeria) também esteve ao lado dos seus artistas e participou no desafio, convidando um artista também. Citando o texto da folha de sala da exposição, nas palavras de Mercedes Cerón “(...) os 13 artistas presentes nesta exposição, apresentam 13 obras que são o autêntico significado do banquete (1), um festim de diálogos poéticos e metafóricos, contidos na espacialidade da sala da Galeria, sobretudo oferecendo-nos tudo, a generosidade da intimidade do pensamento pessoal de cada um e isso, além de Arte, é também afeto.”

“Be My Guest” surge assim como expressão global e multicultural da arte ultra-contemporânea europeia, resultando numa exposição opulenta de trabalhos duma vasta multiplicidade de meios: desde a instalação à escultura, fotografia, desenho, pintura, vídeo, arte têxtil e obra gráfica que se juntam em Lisboa, vindas da Noruega, Bélgica, Alemanha, Espanha e Portugal.

A exposição conta com a colaboração das seguintes instituições que de diversas formas colaboraram para a sua concretização: Embaixada de Espanha em Portugal, Goethe-Institut Portugal, Valónia-Bruxelas em Portugal e OCA Office for Contemporary Art Norway.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,174,901