"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Tempos Incertos_

Exposição de Auto-Retratos e Paisagem de Miguel Navas, patente ao público na Galeria Santa Maria Maior de 2 a 25 de maio.

2 Mai a 25 Mai 2024

Galeria Santa Maria Maior
R. da Madalena 147, 1100-006 Lisboa
Preço
Entrada livre
TEMPOS INCERTOS_ agrega séries de auto-retratos e paisagens, materializados em desenho ou pintura, na expressão de Miguel Navas. TEMPOS INCERTOS_ é uma exposição patente na galeria de arte da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, um equipamento cultural que já se afirmou no roteiro galerístico da cidade e que é simultaneamente palco de artistas emergentes e casa de outros já afirmados no panorama artístico nacional e mesmo internacional.

A exposição TEMPOS INCERTOS_ apresenta quatro séries distintas de pinturas e desenhos subordinadas ao tema do auto-retrrato – “(in)corecções”, de 2013, “Desenhos desanimados”, de 2014, “Auto-retratos (miniatura)”, de 2019 e “Auto-retratos da pandemia”, de 2020/2021 – e algumas pinturas inéditas pertencentes à série intitulada “Uncertain smile _paisagens de um tempo incerto”, de 2020 a 2024, apresentada em Janeiro passado na Galeria Monumental.

A empatia de Miguel Navas com o auto-retrato, género que pratica quase diariamente, advém, não tanto, da necessidade irreprimível do artista se ver retratado mas, pelo contrário, porque utiliza o seu corpo, as mutações súbitas que o transformam, como suporte sobre o qual a pintura e o desenho se constroem e dão a ver, na sequência de acontecimentos ocorridos durante o dia-a-dia do artista e que motivaram e inspiraram a sua realização. A cada um destes auto-retratos corresponde uma história não verbalizada, mas desenhada ou pintada, porque vivida realmente; narrativa que se exprime através das marcas deixadas no seu rosto, no seu corpo, como numa película sensível na qual ficaram gravados os instantes, as disposições, sensações e emoções mais marcantes. O que agora se expõe é um diário do artista relatado através das suas mutações fisionómicas, uma cartografia ou mapeamento das rugas e dos rictos que alguns acontecimentos decisivos da vida de Miguel Navas inscreveram nele.

TEMPOS INCERTOS_
Séries de Auto-Retratos e Paisagem_
Desenho_Pintura_
Inauguração: 2 de maio, 18h00
Patente até 25 de maio, de segunda-feira a sábado, 15h00-20h00
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,957,326