"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Carmina Burana

A Vortice Dance Company com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, está pronta para deslumbrar o público do Teatro Tivoli BBVA com a estreia da sua reinterpretação do clássico “Carmina Burana” (Canções de Beuren).

9 Mai a 12 Mai 2024

Teatro Tivoli BBVA
Av. da Liberdade, 182/188, 1250-146 Lisboa

Elevando-o a um novo patamar, alia a dança e as novas tecnologias à poderosa cantata de Carl Orff.

Os poemas e canções profanas medievais (séc. XII, XIII) escritos por monges num Convento da Bavária alemã, são os manuscritos que serviram de inspiração para a cantata cénica de Carl Orff. Neles exalta-se o amor, o sexo, a bebida e a dança. Momentos como “In Taberna quando summus” são revividos de forma extenuante e visceral. É uma peça onde todas as personagens são corrompidas pelos prazeres da carne e pela luxúria, o que, à dimensão dos dias de hoje, por vezes assume a dimensão da loucura. Uma viagem emocionante, onde as personagens estão verdadeiramente entregues à sua “Fortuna” (Sorte).

Nova abordagem de Carmina Burana

Esta nova abordagem de “Carmina Burana” é uma celebração da interseção entre o passado e o presente, entre a arte clássica e a inovação contemporânea, proporcionando uma experiência concetual e visualmente empolgantes para o público. É uma oportunidade única de vivenciar esta obra intemporal, num formato verdadeiramente inovador pela sua natureza imersiva e transmedia. O público vê-se envolvido num ambiente onde os elementos visuais, sonoros e tecnológicos se mesclam harmoniosamente, através de projeções, efeitos de iluminação dinâmicos, da coreografia e de tecnologias interativas. É uma criação cuja força intrínseca se alimenta da intensidade da dança, da pujança da música e da desconstrução das novas tecnologias.

Esta nova criação representa não apenas uma homenagem ao legado cultural dos 100 anos do Teatro Tivoli BBVA e à obra de Carl Orff, mas também uma exploração do potencial criativo da dança contemporânea, num mundo cada vez mais tecnológico.

>> Bilhetes


Fonte: AgendaLX
Agenda
Teatro

Deixando a pel

Auditório Carlos Paredes 18 Mai 2024  |  21h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,111,729