"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Through the Fire Creative processes in Vicarte

Exposição Internacional de Cerâmica e Vidro.

10 Mai a 4 Jun 2024

Galeria de Arte Imargem
Rua Torcato José Clavine, nº 19 - Piso 03, 2804-501 Pragal
Preço
Entrada livre
A colaboração entre a Vicarte (Centro de Investigação do Vidro a da Cerâmica para a Arte e a Ciência, pertencente à Faculdade de Belas-artes de Universidade de Lisboa (FBAUL) e à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT- UNL) e a Associação Imargem é de longa data e tem vindo a ser muito relevante na divulgação do trabalho realizado por todos os envolvidos na criação artística do centro de investigação.

Anualmente, desde 2010, é realizada uma exposição que reúne os trabalhos de alunos, professores e investigadores, revelando a diversidade criativa dos seus intervenientes.

Este ano, sob o signo do fogo, a exposição de título Through the Fire (Através do Fogo) responde mais uma vez aos propósitos de conferir visibilidade e de espelhar as diferentes visões sobre a cerâmica e o vidro. As salutares diferenças das propostas têm, no entanto, um denominador comum — o fogo — que é o elemento essencial através do qual as artes da cerâmica e o vidro se realizam e existem. O fogo é transformador da matéria, mas é-o em diversos sentidos. Falamos, primeiramente no fogo que funde e coze o vidro e a cerâmica, respetivamente, e por isso dá forma definitiva a obras de arte, mas numa outra instância, e talvez antes de tudo, referimo-nos ao fogo criativo que move os criadores a trazerem ao mundo novas formas. É essa força quente e fervorosa que move a criação, que ressoa através da obra, comovendo o espectador.

Que as obras desta exposição cumpram esse desígnio fascinante e inquietante do fogo na medida em que é tão atrativo quanto ameaçador. O fogo queima, o fogo fere, o fogo cega e nessas experiências o fogo toca e transforma já não a matéria inerte, mas sim o atento e sensível observador.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,243,494