"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"O Refugiado" sobe ao palco em Oeiras

Espetáculo de teatro construído a partir do relato de um homem que foge do seu país de origem, onde a vida se tornou um inferno, para procurar um futuro possível noutro lugar.

31 Mai a 1 Jun 2024

Teatro Independente de Oeiras
R. Dr. José Joaquim de Almeida 2, 2780-322 Oeiras
O ator/refugiado, só em cena e no seu destino, carregando o desespero e o desejo da fuga, quer passar, quer chegar ao outro lado da terra, do mar, da fronteira e da vida. Entre ele e o espaço sonhado, um mundo de barreiras quase intransponíveis.

Ele revive e relata-nos o caminho, o trajeto, o próprio ato de caminhar, viajar, atravessar, na esperança de uma sobrevivência e de uma chegada à "cidade do mundo rico", para “o recomeço de uma vida nova”.

A viagem é tanto exterior, no confronto com todos os perigos e todas as lutas, como também interior, dentro do que o personagem sente, reflete e experimenta. O texto fala-nos dos dilemas interiores, do sofrimento, do rompimento operado com o lugar de origem e da sua relação com Deus, “esse eterno ausente”.

Refugiado, mártir do seu destino involuntário e da sua fuga voluntária, declama a sua dor interior, rude e cortante como uma navalha de caçador. Eleva-se à nossa frente como um crucificado, sobe na cena, nos ares, no espaço do teatro e do nosso olhar, para nos acusar.

Este Refugiado não é somente alguém, ele é todos nós!

Ficha Técnica
- Paulo Matos - ator, encenador
- Beatriz Corodi – violinista
- Rita Lello - direção de ator
- Alexandre Coelho – direção técnica e criação de Luz
- Nelson Martins - criação de vídeo
- Bruno Guerra - criação de cenário e figurinos
- Eduardo Luís Patriarca - criação musical
- Rafael Campo - assistente operacional de som

Horário: Sexta e sábado às 21h30
Bilhetes à venda na Ticketline AQUI!
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,131,487