Exposições
80 anos Armanda Passos anos 80
A obra de Armanda Passos (1944-2021) celebrada com uma exposição no espaço da artista, a Casa onde viveu as últimas décadas.

18 Mai a 2 Jun 2024
A exposição conta com os emblemáticos carvões da Coleção RTP, da Coleção de Arte Contemporâ-nea da Fundação Altice – esta é a obra em maior escala que a artista criou -, e o carvão da Coleção ‘Casa Armanda Passos’ conhecido pelo seu réptil descomunal.
Podem também ser vistos óleos de grande presença da Coleção Maria Barroso-Mário Soares, de Mário Claúdio, de Miguel Cadilhe, da Fundação Millennium BCP, entre outros.
A obra de Armanda Passos é única e sempre esteve afastada das tendências. Autora de uma figu-ração autêntica, seguiu a sua linha sempre atenta aos seres do planeta. Desde os anos 70 gerou um estilo absolutamente inconfundível no panorama artístico, isto numa época em que a pintura era quase exclusivamente masculina em Portugal. Só a título póstumo, começam agora a ser disponibilizadas exposições retrospetivas, para o conhecimento mais completo.
A exposição torna-se um marco entre as iniciativas de homenagem que têm vindo a suceder-se ao longo de 2024, levadas a cabo por outras instituições. A exposição é acompanhada por um livro que documenta os anos 80.
’80 anos Armanda Passos anos 80’ é uma oportunidade única para visitar a obra de uma das maiores pintoras portuguesa.
A exposição estará aberta ao público, de 18 de maio a 2 de junho (4ª feira a Domingo), entre as 14h30 e as 19h30, a terá visitas guiadas gratuitas durante o fim de semana, para além de outras atividades paralelas que serão anunciadas nas redes sociais (facebook e instagram).
A artista licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto. As suas obras fazem parte das maiores coleções de arte do País, como a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Museu Na-cional de Arte Contemporânea, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Museu do Oriente, Ministério da Cultura.
Horários: 14h30 e 19h30 - quarta feira a domingo inclui o feriado
Entrada: Livre
Número de peças: 45